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NOV
21
21 NOV 2017
Procon orienta consumidor sobre a Black Friday
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O Procon Municipal orienta os consumidores divinopolitanos sobre a Black Friday. O consumidor precisa tomar cuidados antes de ir às compras e ficar atendo a forte campanha publicitária oferecendo descontos aparentemente irresistíveis.

O gerente do Procon Municipal, Ulisses Damas Couto, alerta para a prática da maquiagem de preços. “É fundamental o consumidor estar atento, algumas empresas aumentam previamente o valor dos produtos para oferecer um desconto artificial no dia da campanha, prática considerada publicidade enganosa”, destacou.

É essencial que o consumidor não se deixe convencer pelas campanhas de marketing e limite suas compras àquilo que realmente necessita, evitando compras por impulso.

“A melhor maneira que conferir se o desconto é real, ou seja, que o produto ou serviço realmente está com preço mais baixo que aquele anteriormente ofertado, é monitorar previamente o preço e no dia do evento fazer pesquisa de preço em várias lojas ou sites de e-commerce. Para ajudar nessa pesquisa, vários aplicativos gratuitos para smartphones e computadores podem fazer esse monitoramento, mostrando a evolução do preço nos últimos 6 meses, inclusive”, explicou Ulisses.

Especificamente para aqueles consumidores adeptos do e-commerce, além das dicas acima, as recomendações são ainda maiores, porque além de estarem sujeitos às práticas infrativas dos varejistas, ainda podem ser vítimas de fraudes eletrônicas/virtuais.  “Neste sentido, todo cuidado é pouco com links de lojas virtuais encontrados em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Evite sempre, principalmente se recebidos em grupos onde você não conhece os membros”, destacou.

O gerente do Procon alerta para os anúncios em aplicativos, principalmente os gratuitos e menos conhecidos, que costumam exibir um excesso de propagandas na tela. “Não clique em e-mail recebido de lojas que você não se cadastrou. Por isso, todo cuidado é pouco ao clicar em um link promocional enviado para a sua caixa de entrada de e-mail. Em primeiro lugar, tente lembrar se você se cadastrou mesmo para receber ofertas daquela loja”, disse.

Use cartões de crédito virtuais. Ao fazer uma compra em um site do qual está desconfiado, procure usar um cartão virtual. Fique atento ao domínio do site e a construção da página. É comum que criminosos criem páginas bastante similares a lojas e ações promocionais para enganar consumidores. Outro indício de golpe é a qualidade da construção da página.

Confira se a loja virtual está cadastrada na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e as suas classificações da Ebit e do Reclame Aqui, que são serviços que avaliam a qualidade das lojas virtuais quanto às práticas de vendas e informam a reputação das mesmas com base nas mencionadas práticas.

Salve todos os documentos e e-mails que confirmem o pedido e comprovem a compra, tais como comprovante de pagamento e contrato. Essas informações são muito importantes caso necessite de posterior contato com a loja, para eventuais contestações e reclamações, inclusive junto aos Procons e até mesmo para propor ação judicial, se necessário.

É muito importante lembrar que mesmo sendo um dia de liquidações, todos os direitos dos consumidores amparados pelo Código de Defesa do Consumidor, se aplicam normalmente, tais como, o direito de arrependimento para compras realizadas fora estabelecimento comercial, garantia contra vícios de fabricação, cumprimento da oferta, etc.

 “Se o consumidor constatar quaisquer umas das irregularidades ou se sentir lesado de alguma forma, é seu direito fazer gratuitamente uma consulta ou reclamação perante o Procon Municipal, que poderá autuar o fornecedor, e abrir processo administrativo, podendo ser aplicada, entre outras penalidades”, afirmou.

O Procon Municipal está localizado na rua Pernambuco nº 60, 9º andar, Centro. O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta feira, de 12h às 17h.

 

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