14 NOV 2017
Prefeitura confirma pagamento dos serviços médicos da UPA

O vice-prefeito, Rinaldo Valério, e o Secretário Municipal de Saúde, Rogério Barbieri, confirmaram nesta terça-feira (14/11), em entrevista coletiva, o pagamento atrasado dos serviços médicos para a Santa Casa de Formiga, responsável pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. A expectativa é que na próxima quarta-feira (22/11) seja quitado o nota referentes aos serviços prestados.  O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos, também participou da coletiva.

Barbieri explicou que a UPA tem 345 servidores. Desse total, entre médicos, enfermeiros, atendentes e outros, 160, ou seja, 46%, são servidores públicos municipais e estão com os salários rigorosamente em dia. Dos 185 funcionários da Santa Casa de Formiga, gestora da UPA, 127 estão com os salários em dia. O número de servidores que não receberam é de 58. Neste número estão incluídos os 12 servidores que atuam na UPA com dois contratos: um pelo município e outro pela Santa Casa. É importante ressaltar que nestes 12 casos, o salário referente ao município está em dia.

Barbieri lembrou que o Governo de Minas Gerais deixou de passar até o momento R$ 2 milhões para o município referente ao custeio da UPA. O secretário confirmou que o município está empenhado em resolver a situação. No entanto, a Prefeitura dependente dos recursos estaduais. “Dos recursos do estado estamos completando 16 parcelas em atraso. Estamos trabalhando exaustivamente para recolher recursos e modificar algumas diretrizes para acertar essas folhas de pagamentos em atraso”, afirmou Barbieri.

O vice-prefeito disse que o município cobra o repasse, mas o Governo de Minas Gerais com 16 parcelas atrasadas não tem previsão de pagar.

“Se o governo estadual estivesse em dia com a prefeitura, não estaria nada atrasado na UPA. O Estado não tem dinheiro que era destinado para UPA. No nosso mandato ainda não vimos o dinheiro”, afirmou.

Uma outra questão foi repasse da União. O vice-prefeito, Rinaldo Valério, explicou que, excepcionalmente, os recursos provenientes do Governo Federal atrasaram neste mês e não foi possível repassar os recursos para Santa Casa de Formiga acertar com os médicos.  “A UPA é tripartite: União, Estado e Município que sustentam a unidade e todos precisam contribuir para funcionar. Tínhamos um acordo com os médicos, mas o governo federal não passou os recursos e por isso atrasamos. Agora o dinheiro da União será liberado em três úteis e vamos pagar até quarta-feira. Temos um acordo para não atrasar mais e começar janeiro com tudo acertado”, destacou Rinaldo Valério.

Atendimento

Para atender a população desistida pela paralisação de alguns médicos da UPA, a Prefeitura de Divinópolis vai abrir quatro unidades de saúde nesta quarta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República. Funcionam no horário normal as unidades de saúde do Niterói, São José, Afonso Pena e Central.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024