07 JUL 2017
Desenvolvimento Social capacita profissionais

Profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) participaram, durante a semana, do Curso de Introdução à Atualização em Vigilância Sócio Assistencial do Sistema Único da Assistência Social (Suas), encerrado na sexta-feira (07/07).

O curso foi promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) como parte do Programa Nacional de Capacitação do Suas (Capacita Suas), que garante aos profissionais do Suas qualificação e formação em parceria com Instituições de Ensino Superior. No município, o curso foi ministrado pela professora da UNIS Isabel Godinho, no Centro Universitário UNA.

Márcia Luíza dos Santos, gerente de Políticas e Proteção Social da Semds, explicou que o curso é importante por apresentar as necessidades e ampliar o olhar dos profissionais do Suas para reconhecimento do território em que atuam. “Por meio da capacitação, os profissionais trazem-nos informações para subsidiar planejamento de gestão, bem como ações de técnicos em equipamento referentes às reais demandas dos usuários e do território. A vigilância nada mais é que conhecer para planejar e tomar decisões mais assertivas, atendendo-se à real demanda da população”, disse.

O processo de envolvimento e reconhecimento do território por técnicos que atuam na ponta, defendido pela gerente, também daria visibilidade ao Cras e aos serviços ali oferecidos. “A função da vigilância é realizada pelos profissionais que estão na ponta como equipe de gestão do Setor de Monitoramento, que se completa em constante diálogo para sistematizar e analisar dados, com objetivo de planejar, avaliar, monitorar e melhorar a oferta de serviços do Suas no município”, disse Dos Santos. “As ações implicam em atendimento com acolhida e escuta qualificada dos usuários desde a recepção e atendimentos individuais e/ou em grupo, prezando pelo respeito à história e à demanda destes.”

Quinze funcionários da Semds participaram da capacitação – gerentes, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), técnicos do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e técnicos do “Programa Bolsa Família”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024