07 JUN 2017
FAZENDA
Brigadeiro Cabral ganha 210 metros de pista e melhoria no terminal

A pista do aeroporto Brigadeiro Cabral será ampliada em 210 metros, passando dos atuais 1.540 para 1.750 metros de extensão. A melhoria foi anunciada nesta quarta-feira (07/06) pelo prefeito de Divinópolis, Galileu Machado e por representantes da Secretaria de Aviação Civil do Ministério do Transportes, durante encontro no próprio aeroporto.

A iniciativa faz parte do Programa de Aviação Regional do governo federal, e prevê ainda a melhoria da atual pista e do terminal de passageiros, inclusive com a instalação de esteira para bagagens.

“Sabemos da importância do aeroporto e suas atividades para o desenvolvimento de Divinópolis. E, diante da dificuldade financeira do município, estamos buscando investimentos em outras esferas. No caso do aeroporto, buscamos a participação neste programa oferecido pelo Ministério dos Transportes”, informou o prefeito.

“Em Minas, eram 33 projetos inscritos. Só 19 atendiam as demandas e apenas dois foram contemplados com a liberação dos recursos, o de Governador Valadares e o de Divinópolis”, comemorou.

Toda a elaboração do projeto vem sendo acompanhada de perto pelo assessor especial de Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Alonso Dias. “Estivemos em Brasília apresentando a necessidade desta obra, que beneficiará toda a região”, destacou José Alonso. Segundo ele, a ampliação da pista e a melhoria na estrutura de embarque e desembarque ampliam as possibilidades de utilização do aeroporto Brigadeiro Cabral.

O assessor especial de Governo, Fausto Barros, que também participou do encontro, lembrou que a meta do município é buscar mecanismo para o aeroporto de Divinópolis seja auto-suficiente.

“Sabemos da importância deste segmento econômico, mas Divinópolis tem muitas outras carências básicas. O aeroporto Brigadeiro Cabral tem inúmeras possibilidades de fonte de renda, que vão das tarifas de aluguel dos hangares ao próprio comércio dentro da estação de passageiros. Tudo isso precisa ser mais bem aproveitado e o que hoje consome recursos do cidadão pode se transformar em fonte de renda”, finalizou Fausto Barros.

Também participaram da reunião o diretor de Investimentos e o coordenador de Aeroportos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eduardo Henn Bernardi e Marcio Maffili Fernandes, respectivamente; o superintendente de Infraestrutura Aeroviária de Minas Gerais, Marco Antonio Migliorini, e o representante do Banco do Brasil, Thiago Bayerl Pedrini Nunes.

Ampliação

Dentro da filosofia de otimizar os serviços sem gerar novos gastos, a administração municipal recoloca algumas cercas na área interna do aeroporto Brigadeiro Cabral, ampliando a área de manobras para os aviões. A medida, simples, permitirá que aeronaves com maior envergadura de asas possam utilizar o pátio de taxiamento.