06 JUN 2017
Divinópolis ganha rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, participou na manhã desta terça-feira (06/06), ao lado do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, da inauguração da rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste. O serviço beneficiará 54 municípios da região, o governo de Minas investiu R$ 7 milhões no convênio.

Galileu Machado destacou que o Samu traz assistência à saúde primordial para a população beneficiada. “Não posso deixar de expressar a minha satisfação por esse grande momento, não só na vida de Divinópolis, mas de toda essa região, por estarmos recebendo este grande benefício, que é a criação do Samu. Vai trazer grande benefício ao nosso povo, povo sofrido, porém destemido, povo que luta contra a intempérie política, isto é, este mau tempo em que estamos vivendo politicamente falando, é inegável. Feito como este de hoje ameniza e traz novas esperanças ao nosso povo. Saúde, assistência à saúde é primordial”, destacou o prefeito.

Para inaugurar o Samu em Divinópolis, o governo de Minas Gerais destacou o empenho de sua gestão para implantar o serviço na região.

“Estamos trabalhando para enfrentar as dificuldades e as diversidades com essa crise terrível. E o resultado deste trabalho está aqui (implantação do Samu). O Samu Centro-Oeste atende aos 54 municípios e isso representa 64% do território de Minas coberto pelo Samu. Até o final do nosso mandato entregaremos o território de Minas coberto”, afirmou Pimentel.

O Samu 192 Regional funcionará em 25 bases descentralizadas e contará com 31 ambulâncias, sendo sete do tipo unidades de suporte avançado (USAs) e 24 unidades de suporte básico (USBs), doadas pelo governo de Minas Gerais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS URG).

Para o atendimento 24 horas, serão 351 profissionais no Samu Oeste, entre eles 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

Participaram do evento o chefe de Gabinete, Djalma Guimarães; o secretário de Saúde, Rogério Barbiere; diretora de diretora de Assuntos Institucionais e Comunitários, Patrícia Coelho e o secretário de Trânsito e Transporte, Valdo Martinho.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024