29 MAI 2017
Museu Histórico recebe a visita do IEPHA

O Museu Histórico Municipal de Divinópolis recebeu nesta segunda-feira (29/05) a visita técnica da Diretoria de Conservação e Restauração do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG). Foi realizado uma vistoria nas dependências do museu.

De acordo com a Gerente de memória e patrimônio, Thaís Venuto, os técnicos analisam a proposta de restauração.

“A vistoria faz parte do projeto de restauração do museu, que foi Interditado pela defesa civil em março deste ano”, disse Venuto.

Segundo a arquiteta Rita Gomes Lopes, o IEPHA sempre acompanha bens históricos tombados para orientação técnica e encaminhamento de projeto.

“A vistoria irá gerar um relatório e um nota técnica, para a secretaria de cultura para serem tomadas as providências necessárias em relação ao museu”,  afirmou Lopes.

Além de Rita participaram da visita o Engenheiro Fernando Castro Veado e a também engenheira Carolina Turra Sampaio.

IEPHA

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG –, criado pelo Governo do Estado em 30 de setembro de 1971, é uma fundação sem fins lucrativos vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

O IEPHA/MG tem por finalidade pesquisar, proteger e promover os patrimônios cultural, histórico, natural e científico, de natureza material ou imaterial, de interesse de preservação no Estado de Minas Gerais, nos termos da legislação estadual que dispõe sobre a matéria.
Cabe ao IEPHA/MG, além da proteção aos bens por ele tombados, cuidar da difusão da consciência patrimonial e da criação de instrumentos e mecanismos que contribuam, de maneira universal e eficaz, para a preservação da memória e identidade culturais em todo o Estado.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024