09 NOV 2016
UPA Padre Roberto completa 338 mil atendimentos em outubro

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto completou em outubro 30 meses de funcionamento com quase 338 mil atendimentos. Localizada na Região Sudeste de Divinópolis, a unidade foi inaugurada no final de março de 2014 obedecendo todos os critérios do Ministério da Saúde.  Já foram aplicados R$ 64,2 milhões neste período e 63% destes recursos são do caixa municipal.

Em 30 meses, foram exatamente registrados 338.282 atendimentos.  Destes procedimentos, a UPA realizou 29.422 cirurgias e na clínica pediátrica foram 42.790 atendimentos. A Ortopedia foi o setor com maior volume de procedimentos registrados neste período com 42.730.

Nos primeiros meses de funcionamento da UPA Padre Roberto, o município custeou com recursos dos cofres municipais. O Governo de Federal e o de Minas Gerais deixaram de repassar, aproximadamente, R$ 4,7 milhões.

Dos R$ 64,2 milhões de investimentos na unidade desde o final de março de 2014, R$ 40,8 milhões saíram dos cofres municipais. O recurso federal somou neste período R$ 19,6 milhões e o estado contribui com R$ 3,7 milhões.

A UPA integra o Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIM) e conta com uma equipe composta por médicos (pediatria, clínica geral e ortopedia), enfermeiros, técnicos em enfermagem e profissionais de serviço social. A UPA Padre Roberto foi construída atendendo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Com 1,8 mil metros de área construída e capacidade para atender 450 pessoas por dia, a UPA Padre Roberto é composta por 27 leitos de observação, sendo 20 adulto e sete pediátricos. A estrutura foi projetada para atender até 300 mil pessoas, população superior a Divinópolis, possibilitando que o município pactue atendimentos de saúde com outras cidades da região, como Carmo do Cajuru, São Gonçalo, São Sebastião do Oeste e Itapecerica.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024