17 OUT 2016
Educação investe em capacitação de professores e realiza 41 mil atendimentos

Para obter o reconhecimento de ser uma das cidades com melhores índices de ensino do país, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), dentre vários investimentos, mantém uma forte política de formação continuada de seus profissionais. Dados revelam que a capacitação realizou 41,2 mil atendimentos em vários projetos aplicados pela Semed.

Várias ações foram implementadas no município nos últimos oito anos, por intermédio do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), visando a valorização do educador como a realização de cursos, palestras, congresso, fóruns, mesas redondas, rodas de intercâmbio de experiências, entre outros.

Segundo balanço divulgado pelo CRPE, de 2009 a 2016, 41.229 profissionais/servidores foram atendidos pela Formação Continuada do CRPE. Foram 7.150 em 2009 e, em 2010, 4.913, por exemplo. Em 2015, foram 8.955 e até o primeiro semestre desde ano foram 5.113 pessoas.

Entre as principais atividades de reciclagem e capacitação realizadas pela Semed, através do CRPE, estão: Gestar I e II, Pró-Letramento, Minha Cidade Lê, Programa de Qualidade de Vida com Amor Exigente (PQVAE), Movimento Currículo em Debate, Mobilização Social, Mesa Educadora, Formação Minha Cidade Lê, Curso Alfabetização e Letramento - CEALE/UFMG, Seminário Educar na Diversidade, Educação Inclusiva, Fórum de Educação Inclusiva e Encontros de Formação com profissionais da Educação Inclusiva.

Alguns dos cursos/capacitações são destinados a profissionais específicos definidos pelo Ministério da Educação, outros dependem do cargo e atuação do profissional, outros acontecem de acordo com solicitação específica de uma escola, demanda da Semed e até dos próprios profissionais e da comunidade.

O CRPE é formado por professores concursados, cada um de uma área e esta equipe multidisciplinar, idealiza, organiza e realiza as capacitações para os servidores, não só através de ações ministradas por profissionais da rede municipal de educação, mas também através de parcerias com universidades e outros profissionais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024