03 MAR 2016
Fazenda explica desconto do IPTU e prêmios

O Secretário Municipal da Fazenda, Antônio Castelo, reafirmou nesta quinta-feira (03/03) em entrevista coletiva, que o prazo para desconto de 7% para os contribuintes pagarem à vista o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) termina em 8 de março. Retirando as guias pela internet, não é cobrada a taxa de serviço de R$ 6,50. Serão sorteados 10 veículos zero quilômetro para os contribuintes que quitarem o imposto.

Dados da Secretaria da Fazenda confirmam que o município já recebeu R$ 4 milhões e a previsão de recolhimento é de R$ 38 milhões com o imposto e coleta de lixo até dezembro.

Neste ano serão dois carros 1.0 e oito motos zero quilômetro (125cc) no “IPTU dá Prêmios”. O sorteio será pela loteria federal em 9 de abril.

A data para o pagamento do valor sem o desconto é 15 de março. O imposto poderá ser quitado em até 10 parcelas mensais e consecutivas sendo a primeira ser recolhida até 15 de março de 2016. Para realizar a negociação em até 10 vezes, a parcela precisa ser superior a R$ 50 se pessoa física e R$ 70 para o jurídico.

Sem a taxa de serviço, os contribuintes podem retirar com desconto a guia para o pagamento no portal da prefeitura: www.divinopolis.mg.gov.br . “Quem não recebeu o carnê do IPTU pode acessar o site da Prefeitura para tirar a guia. O cidadão que tem interesse em pagar o IPTU não tem dificuldade para acessar e retirá-la. Lembrando que a retirada do documento pela internet fica isento da taxa de serviço administrativo de R$ 6,50”, explicou Castelo.

Neste ano foram 148,5 mil guias emitidas do IPTU e aproximadamente 70 mil contribuintes. O valor lançado foi de R$ 50 milhões (R$ 33 milhões IPTU e R$ 17 milhões coleta de lixo).

“Esperamos chegar até o final do ano com R$ 38 milhões. No ano passado, a Prefeitura arrecadou com IPTU e coleta de lixo R$ 33 milhões, ou seja, 83% do valor lançado. Deste valor recolhido no ano passado, R$ 24 milhões chegou pelo IPTU”, explicou o diretor de arrecadação, Fernando Ferreira da Silva, que também participou da coletiva de imprensa.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024