Os jovens artistas do Fazendo Arte abrem oficialmente neste domingo (29/11), às 17h30, na Praça do Santuário, a 7ª Edição do Natal Divino promovido pela Prefeitura de Divinópolis. Projeto preparou um Festival de Dança e Música e vai mobilizar, aproximadamente, 1,6 mil alunos. Entre as apresentações, o Prefeito de Divinópolis, Vladmir Azevedo, acenderá oficialmente as luzes do Natal, às 20h30.
A coordenadora do projeto, Lenir de Castro, afirmou que o evento é uma oportunidade de reunir todos os participantes do projeto em um único espaço. “Será uma mobilização de 1,6 mil jovens preparados para a apresentação especial de Natal. A praça receberá um público de jovens artistas do projeto que apresentarão seus talentos, que será além de tudo uma oportunidade de socialização e interação entre os participantes, que chegarão de cada várias regiões da cidade. A maioria ainda não teve oportunidade de apresentar para um grande público e essa experiência é importante. Também será uma oportunidade de confraternização e um momento de reflexão neste espírito natalino”, afirmou Castro.
Alunos de várias regiões de Divinópolis foram convocados para as apresentações das oficinas de violão, viola caipira, dança (jazz, hip-hop e danças folclóricas), além de flauta, percussão e canto popular.
Conforme o roteiro divulgado pelo Fazendo Arte, o festival começa com os alunos do arte-educador Sérgio de Castro. Os jovens tocam “Até o Fim” de Engenheiros do Hawai e “Thousand Yeares” de Christina Perri.
Na sequência jovens da oficina de flauta do arte-educador, Anderson Silva, apresentam as músicas “Aquarela” e “Greensleaves”.
Nas oficinas de dança, sobem ao palco jovens do hip-hop das escolas Otávio Olímpio e Lauro Epifânio dos arte-educadores Quadrado e Bruno Monteiro. Jazz do professor Wallace apresenta o número Titanic e os alunos de Daniel Hermogenes apresentam a coreografia Boi Bumbar.
Outra atração é apresentação dos jovens da oficina de canto popular da arte-educadora Madelon de Lellis. “Meu Erro”, “Mira Ira” e “Ai que Saudade D`Ocê” são algumas das músicas do repertório.
Já os estudantes da Viola Caipira da professora Samira Liana apresentam “Rio de Lagrimas”, “Pagode e Brasília” e “El Condor Passa”.
A oficina de violão do arte-educador, Rubens Mimoso, apresenta um Pout-Pourri de Rock e música “Pais e Filhos”. Jovens da oficina de Jazz da arte-educadora Babi Viriato sobem ao palco para apresentar a coreografia “De volta para aos anos 60”. Já os jovens do hip-hop do arte-educador “Quadrado” apresenta “Transformes” e “Curtindo a Vida Adoidado” dos alunos do jazz é a última apresentação do Festival de Natal do Fazendo Arte dentro do Natal Divino.
O Fazendo Arte é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão é da Associação Cultural de Educação Social e Artística (Acesa), além de apoio da Prefeitura de Divinópolis.
Programação
O Natal Divino tem várias atrações na sua 7ª edição do Natal Divino. A programação chega com a novidade do Concerto da Orquestra Sinfônica Banda da Polícia Militar e o acender das luzes com apresentação de artistas divinopolitanos. Além do Festival de Natal do Fazendo Arte, outras atrações sete atrações estão programadas.
Programação
10/12, às 19h
Vesperata de Natal
Local: Praça da Catedral (Museu Histórico de Divinópolis)
13/12, às 20h
Concerto de Natal da Escola Municipal de Música
Local: Santuário de Santo Antônio
17/12, às 20h
Concerto Fênix: Renascimento e Luz, com Orquestra Sinfônica da PMMG
Local: Praça Candidés
20/12, às 20h
Concerto de Natal, com Orquestra Cordas e Sons
Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Bairro Esplanada)
22/12, às 20h
Cantos e Contos de Natal
Local: Santuário de Santo Antônio