O Setor de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde, em parceria com a Diretoria de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) se prepara para realizar de 14 a 18 de dezembro, em todas as unidades básicas de saúde da cidade e zonal rural, o Monitoramento Rápido da Cobertura Vacinal.
O monitoramento é uma avaliação realizada por cada equipe de saúde na área de outra equipe na qual verifica se a caderneta de vacinas das crianças de 6 meses a menores de 5 anos está em dia. O monitoramento é feito de forma domiciliar e acontecerá em todas as áreas de abrangência das 36 unidades de saúde do município.
No total, este levantamento irá verificar, pelo sistema de amostragem aleatória, a situação vacinal no cartão de vacinas de 900 crianças, de seis meses a menores de cinco anos, das cercas de mais de quatro mil que existem na cidade nesta faixa etária de idade. Caso o cartão da criança não esteja em dia, a vacina em falta poderá ser aplicada, com exceção das vacinas BCG e Hepatite A, e o cartão de vacinas atualizado.
“O objetivo deste trabalho é exatamente buscar aquelas crianças que ficam com o cartão de vacina atrasado. Às vezes os pais, por algum motivo, deixam de levar seus filhos para vacinar e o Monitoramento é importante para estes casos”, explica a enfermeira do Setor de Imunização da Semusa, Raquel Silva Assunção.
Cobertura
Ainda de acordo com Raquel Silva Assunção, o Monitoramento Vacinal auxilia para que a criança fique protegida contra as doenças preveníveis por imunização. “Todo o esforço que é feito pelo município e pelas unidades de saúde para que as crianças sejam vacinadas ainda esbarra em algumas questões. O ideal é que para todas estas doenças que são preveníveis pelo calendário de vacinação, tivéssemos cem por cento de cobertura ou próximo de cem por cento, o que não ocorre”, completa Raquel.
A preocupação da Semusa é que não atingindo a cobertura total ou satisfatória de vacinação se crie na cidade bolsões de crianças sem vacinação adequada. O que pode gerar o reaparecimento de doença como difteria, coqueluche, sarampo, rubéola entre outras, em determinadas regiões.
Capacitação
Durante o período da manhã e tarde desta terça-feira (24/11) enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde de Divinópolis foram capacitados e orientados a como proceder durante este Monitoramento Vacinal. “Foi um momento em que explicamos sobre a ação a ser realizada e também tiramos dúvidas destes profissionais que estarão na ponta deste processo”, esclarece Raquel Silva
Assunção.
O Monitoramento Vacinal será realizado em Divinópolis no período de 14 a 18 de dezembro. Os técnicos da Semusa estarão devidamente identificados.
Outros detalhes sobre este monitoramento podem ser obtidos na unidade de saúde mais próxima da sua residência. O telefone do Setor de Imunização da Semusa é o 3229-6803.