O Centro de Referência a Saúde e Segurança do trabalhador (Cresst) após publicação da Portaria 179/2014, tem como objetivo desenvolver projetos que visem a melhoria da prestação do serviço público, a prevenção de doenças e acidentes de trabalho à motivação do servidor público no ambiente de trabalho, dentre outras atividades.
Visando melhor detectar os indicadores para o desenvolvimento do trabalho, opta-se pela realização de Pesquisa de Clima Organizacional com servidores
Entre os objetivos deste plano de intervenção está a melhoria nas relações humanas, harmonizando essas relações, aceitando as diferenças, melhorando assim o trabalho em equipe e a comunicação entre os profissionais do setor.
O projeto, que está sendo realizado por duas psicólogas e uma socióloga, é feito em oito encontros semanais no órgão/setor que solicitou o serviço. Antes do início das ações com o grupo, as profissionais realizam uma pesquisa de clima com os trabalhadores para apresentar um projeto de acordo com o que está sendo necessitado pelo setor.
Entre as questões verificadas nesta pesquisa de clima, que é sigilosa, está a saúde física e mental do trabalhador, vida profissional, econômica e familiar. Os dados coletados com os trabalhadores são tabulados e dali são definidos os métodos e foco de trabalho. Nos encontros semanais são utilizadas dinâmicas de grupo, palestras, vídeos, debates, dentre outros recursos.
Após os oito encontros realizados, um relatório final é elaborado pelas profissionais Anelisa Mesquita, Michelle da Mata e Margareth Araújo em conjunto com os trabalhadores que participaram; que é apresentando ao secretário que solicitou o trabalho e são apresentadas sugestões de ações a serem criadas e/ou modificada.
Neste momento o trabalho das profissionais do Cresst está sendo realizado na Seplan e Semag. O setor que apresentar interesse deverá encaminhar um ofício do secretário responsável ao Cresst fazendo a solicitação deste trabalho.