A Secretaria Municipal de Sade de Divinpolis (Semusa), por meio da sua Diretoria de Vigilncia em Sade, divulgou, na tarde desta quarta-feira (16/09), balano das aes de combate a dengue realizadas no ms de agosto.
O trabalho rotineiro dos agentes de sade, no ltimo ms, chegou a 32.429 imveis da cidade. Nestes locais os agentes verificaram se existiam focos para o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, da febre chikungunya e Zika. Alm disso, foi reforado o trabalho de orientao junto aos moradores das residncias vistoriadas.
Dos mais de 32 mil imveis vistoriados 1.462 foram abrangidos pelo bloqueio de transmisso atravs dos casos notificaes de dengue para esta finalidade. Agentes fizeram uso de inseticidas em bombas costais e realizaram varredura com eliminao de reservatrios, em 57 quarteires em regies diversas da cidade. Somado a esta ao, foram tampadas 64 caixas dgua que representavam risco de proliferao do mosquito da dengue.
Arrastes
Outra iniciativa estratgica realizada para o combate e controle desta doena na cidade foram os Arrastes de Limpeza. Em agosto foram retirados 44.617 kg de materiais diversos e que colocavam em risco a sade de milhares de pessoas.
Um importante dado que tambm contribui para o combate dengue a realizao de atividades de educao e mobilizao social. Em agosto, o nmero desta iniciativa chegou a 24 e se constituram em reunies, entrevistas, apresentaes teatrais, contaes de histria, panfletagens e mostra educativa.
Dados
O boletim da situao da dengue em Divinpolis divulgado revela que h diminuio de 55,1% dos casos em relao ao mesmo perodo de 2014. O nmero de casos confirmados chega a 1.620. J o nmero de casos registrados como suspeitos de 2.049.