O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, entregou na tarde desta quinta-feira (28/05), 48 certificados do Agente Mirim para estudantes da Escola Municipal Dona Maria Rosa no Bairro Realengo. Alunos atuarão como multiplicadores na comunidade escolar e nas suas casas para auxiliar no combate da dengue.
O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Equipe de Educação em Saúde, capacitou os estudantes. Os jovens aprenderam identificar os focos do mosquito da dengue e também sobre os sintomas da doença. Os alunos da Escola Municipal Dona Maria Rosa passaram por capacitação teórica e prática. A intenção da Semusa é estender a experiência para outras unidades de ensino.
A estudante de 12 anos, Maria Eduarda Costa, comentou o que aprendeu sobre os locais onde os focos se concentram. “Sabemos que a dengue não está só no nosso terreiro, mas está em outras casas da nossa comunidade e assim podemos ajudar toda população do nosso bairro com esse trabalho de agente”, disse Maria Eduarda.
Para a estudante, Thamires Alessandra Santos, 12 anos, o as instruções que recebeu no projeto foram importantes para ajudar a acabar com a dengue. “Eu achei o projeto muito interessante, aprendi muita coisa e estou disposta a ajudar acabar com a dengue, creio que vai ser muito legal”, relata Thamires.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, David Maia, aproximadamente 90% dos focos da dengue estão nas residências. “Contamos com as pessoas de dentro de casa para nos auxiliar na luta contra a doença e nada melhor que as crianças que são sempre muito atentas, cobram dos pais e também ajudam a eliminar os focos desse mosquito”, completa David.
A secretária de educação, Rosemary Lasmar, afirma que o trabalho em conjunto das secretarias de saúde e de educação é necessário para o combate a dengue. “Trabalhamos em rede, a educação tem muita a ver com a saúde. Não adianta a gente ficar simplesmente pregando, estamos indo para a prática, então essa é uma grande parceria na preparação desses adolescentes, que vão do quinto ao nono ano, para visitarem o seu entorno, a sua rua para identificar os focos de dengue, essa é a primeira das escolas e esperamos estender para toda rede municipal”, completa a secretária.
O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, ressaltou a satisfação de entregar os certificados aos alunos. “Estou muito feliz aqui hoje fazendo a entrega desses certificados, essa união entre as secretarias de Saúde e de Educação tem tudo para render bons frutos. É gratificando ver que esse projeto vai render bons frutos, estão todos de parabéns”, finaliza Vladimir.