O Projeto Fazendo Arte promoveu neste domingo (22/02) no Teatro Municipal Usina Gravatá a oficina “O Olhar doGriot sobre o Ofício do Ator”. O doutor em teatro, Isaac Bernat conhecido na área por diversos trabalhos na Rede Globo aplicou a oficina e afirmou que o Fazendo Arte é exemplo para o Brasil.
Cerca de 20 pessoas entre arte-educadores e profissionais da área participaram durante o domingo da oficina. “O griot africano Sotigui Kouyaté é um grande contador de história. Ele esteve no Brasil e tive a oportunidade de ir com ele para a África. A partir deste encontro fiz minha tese de doutorado. Trabalhei o que ele trouxe que é a questão de identidade de cada um, troca, da partilha e da sensibilidade. Neste encontro fizemos exercícios baseado nesta questão”, afirmou Isaac Bernat.
O doutor em teatro elogiou o projeto e a recepção em Divinópolis. “Foi um encontro muito legal porque foi bem recebido e saio daqui enriquecido. A arte salva e cura e um projeto como esse é tudo que o Brasil precisa. Deveria ter vários lugares fazendo esse projeto porque é notório a transformação dos jovens e como eles podem influenciar a família deles. O projeto é exemplo para o Brasil e se depender de mim será divulgado para o país”, afirmou.
Profissionais
Profissionais do teatro, das artes da músicalização, contaçao de histórias e outros participaram da oficina no teatro. O arte-educador de violão, Rubens Mimoso, destacou que foi uma oportunidade única. “ A oficina nos fez resgatar algo que é muito simples mas que as vezes deixamos de lado pelo corre-corre do trabalho: esse algo é o encontro com o outro, o parar para ouvir. Isso nos deixa no papel de aprendiz mesmo sendo professor. Estar aberto ao encontro e a escuta nos deixará aptos a aprender a ser o professor que os alunos necessitam, e não o que achamos que devemos ser. E ter o Isaac Bernart em Divinópolis foi uma oportunidade única que foi nos ofertada pelo Projeto Fazendo Arte”, afirmou.
Para o professor de história, Faber Clayton, a oficina foi importante para resgatar a memória. “O trabalho de história que Isaac realizou foi extremamente importante. A história da cultura africana e sua atuação são fundamentais porque Isaac trabalhou a cultura oral dentro”, afirmou.
Currículo
Isaac Bernart é doutor em Teatro pela Unirio e professor de interpretação da Faculdade Cal. Entre as peças que dirigiu destacam-se:"Desalinho", de Márcia Zanelatto", "Lili - uma história de circo" de Licia Manzo e "Deixa Clarear", de Marcia Zanelatto.
Em 1995, ganhou o Prêmio Coca-Cola por "As Aventuras de Pedro Malazartes. No cinema atuou nos filmes:“Romance de Geração”, direção de David França Mendes (2008); “Achados e Perdidos”, direção de José Joffily (2005); “Lost Zweig”, direção de Silvio Back (2002); “Forall” de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz (1996) e "Sonho de Valsa", direção de Ana Carolina.
Na TV Globo fez inúmeros trabalhos entre os quais “Malhação” (2010/2009), direção de Mario Marcio Bandarra; os seriados “A Grande Família”, “Força Tarefa”, “Carga Pesada” e “A Diarista” e os programas “Faça sua História” e Linha Direta Justiça “O Caso Rio Centro”.