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SET
26
26 SET 2014
Historiadores ministram palestras sobre educação patrimonial
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Os historiadores da Secretaria Municipal de Cultura Semc, ministraram na quinta-feira (25/09) palestras para alunos de duas turmas do 6 ano da Escola Municipal Professor Odilon Santiago, no bairro Casa Nova. O evento faz parte do Projeto Educar, do Instituto Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico de Minas Gerais (Iepha). O municpio aderiu proposta com a inteno de promover a educao patrimonial entre os jovens estudantes e somar pontos no ICMS Cultural. Antes das palestras, a gerente de Memria e Patrimnio da Semc, Lenir de Castro, os diretores das escolas e os historiadores se reuniram no final de agosto para acertar os detalhes do encontro. A historiadora Karine Mileibe destacou a importncia da preservao de bens pblicos como, por exemplo, o teatro municipal Usina Gravat, museu histrico e estao ferroviria. A educao patrimonial um processo permanente e sistemtico. O objetivo deste projeto envolver os alunos e consequentemente a comunidade na gesto do patrimnio, pelo qual ela tambm responsvel, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem. Para isso, nosso trabalho procurou mostrar aos alunos o processo de formao do nosso municpio, para que percebam a importncia do patrimnio para a histria da cidade. Procuramos mostrar tambm que existem muitos outros bens culturais ainda sem proteo, e que cabe a toda a comunidade proteg-los, destacou a historiadora. O historiador Faber Clayton ressaltou na palestra os primrdios do povoamento do serto colonial da regio e, em seguida, a formao das primeiras vilas mineradoras, destacando Pitangui. Nessa etapa da histria da regio oeste de Minas Gerais tem a presena de povoadores negros, ndios, brancos, e a mestiagem resultante do encontro entre esses grupos conduziu a ocupao desse espao. A herana da interao desses povoadores com o serto responsvel por nossa histria cultural. A religiosidade afro-brasileira e suas festas, as formas de trabalho, a alimentao, modos de morar e outros elementos mais so os produtos culturais desses tempos, afirmou, lembrando ainda da implementao da ferrovia para o desenvolvimento de Divinpolis. A histria de Divinpolis, cidade em 1912, resultado desse processo. Nosso patrimnio cultural se formou no desenrolar dessa histria, ressaltou. Ao todo, so 10 etapas do Projeto Educar, que alm das palestras inclui visitas, pesquisas, presena de uma pessoa do bairro para contar sobre o local escolhido, redao das etapas, trabalho de grupo, feira de cultura e avaliao. O projeto termina no final do ano, de acordo com o cronograma. A Escola Municipal Professora Hermnia Corgozinho ser prxima instituio a ser visitada pelos historiadores da Semc.
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