A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oficializou, na manhã desta quinta-feira (25/06), a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Campina Verde, um investimento que representa mais um importante avanço na ampliação da Atenção Primária e no fortalecimento da assistência prestada à população. A solenidade reuniu autoridades municipais, lideranças comunitárias e moradores da região, marcando o início de uma obra aguardada há anos e que irá beneficiar milhares de pessoas.
A futura unidade será construída em uma área de 720,14 metros quadrados e contará com ambientes planejados para acolhimento, atendimento assistencial, espaços administrativos, áreas de apoio e locais destinados às atividades coletivas, seguindo todas as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Atenção Básica. O investimento total será de aproximadamente R$ 3 milhões sendo cerca de R$ 343 mil provenientes de emenda impositiva da vereadora Ana Paula do Quintino e mais de R$ 2.6 milhões de recursos próprios do município. A previsão é de que a obra seja concluída em 12 meses.
Durante a cerimônia, a prefeita Janete Aparecida destacou que a nova unidade representa um investimento na qualidade do atendimento, na valorização dos servidores da saúde e na preparação da cidade para acompanhar o crescimento da região. Segundo ela, a construção da UBS atende a uma necessidade concreta da comunidade e faz parte de um planejamento que contempla outras melhorias para o bairro. "Ter uma unidade de saúde com esse porte e preparada para atender toda a região do Campina Verde é exatamente o que a população precisa. Estamos falando de acessibilidade, conforto e de oferecer condições adequadas para que nossos servidores possam trabalhar ainda melhor e nossa população seja atendida com dignidade. A equipe já realiza um excelente trabalho, mas essa nova estrutura permitirá ampliar ainda mais a qualidade dos serviços. Além disso, no fim deste ano, mais de 300 famílias passarão a morar na região por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e também serão atendidas aqui. Por isso essa ampliação é tão importante. Paralelamente, já estamos estudando investimentos na ampliação do CMEI, em escola, espaço esportivo e na melhoria das ruas do bairro", ressaltou a prefeita.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto e enfatizou que cada investimento realizado na Atenção Primária fortalece toda a rede municipal de saúde, garantindo mais qualidade, eficiência e proximidade no atendimento à população. "Essa obra representa um avanço muito importante para a saúde pública de Divinópolis. Agradeço a todos que contribuíram para que esse momento se tornasse realidade, porque investir na Atenção Primária é investir na prevenção, no cuidado e na qualidade de vida das pessoas. Essa unidade oferecerá melhores condições tanto para quem trabalha quanto para quem busca atendimento."
A vereadora Ana Paula do Quintino destacou a satisfação em participar de mais uma conquista para a comunidade onde vive há quase quatro décadas e reforçou que os recursos públicos precisam retornar à população na forma de serviços essenciais. "É motivo de muita alegria fazer parte deste momento. Moro nesta região há 38 anos e acompanho de perto as necessidades da comunidade. O dinheiro arrecadado por meio dos impostos precisa voltar para a população em forma de benefícios concretos. As pessoas não querem luxo, querem ruas em boas condições, escolas próximas para seus filhos e unidades de saúde capazes de oferecer atendimento digno. Esses são direitos de todo cidadão e é gratificante contribuir para que isso aconteça."
O superintendente de Obras Públicas e Planejamento, Paulo José Silva, ressaltou que o início da construção demonstra a importância da integração entre os diversos setores da administração municipal para transformar projetos em benefícios concretos para a população. "Essa obra é resultado da parceria entre a Superintendência de Obras Públicas e Planejamento e diversas secretarias da Prefeitura, especialmente a Secretaria Municipal de Saúde. Trabalhando de forma integrada conseguimos entregar resultados importantes para a população. Nosso compromisso é acompanhar cada etapa da execução para que a obra seja concluída dentro do prazo previsto de 12 meses, com qualidade e responsabilidade."
A nova UBS Campina Verde fortalecerá o atendimento da Atenção Primária à Saúde, ampliando a capacidade de assistência aos moradores do bairro e das comunidades vizinhas, oferecendo uma estrutura moderna, acessível e preparada para acompanhar o desenvolvimento da região e garantir mais qualidade de vida para a população.









