Iniciativa facilitou o acesso aos imunizantes e reforçou a prevenção entre os colaboradores
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na terça-feira (23/6) uma ação voltada à promoção da saúde do trabalhador. Durante a tarde, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ermida esteve nas empresas EMES Remessas e SAF Metais e Tecnologia em Metais para atualizar a situação vacinal dos colaboradores.
Ao todo, 30 trabalhadores foram imunizados durante a atividade. Alguns profissionais receberam até cinco doses de vacinas, garantindo a atualização da caderneta e ampliando a proteção contra diversas doenças preveníveis.
A iniciativa foi desenvolvida para facilitar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para trabalhadores que enfrentam dificuldades para comparecer às unidades durante o horário regular de funcionamento. Ao levar o atendimento diretamente ao ambiente de trabalho, a ação contribui para ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a prevenção em saúde.
Participaram da atividade a técnica de enfermagem Kamila Nataly Porto de Souza, a agente comunitária de saúde Fernanda da Silva Ferreira e a acadêmica de enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ana Luísa do Couto Silva.
A Semusa destaca que iniciativas como essa fortalecem a aproximação entre os serviços públicos de saúde e a população, promovendo mais acessibilidade, prevenção e qualidade de vida. Além de ampliar a proteção individual dos trabalhadores, a atualização vacinal contribui para a segurança coletiva e para a redução do risco de circulação de doenças no ambiente laboral.