Atividade realizada durante o mês do Orgulho LGBT destacou a importância da inclusão, do respeito à diversidade e do acesso humanizado à saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na noite desta semana uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto em alusão ao mês do Orgulho LGBT+. A iniciativa reforçou o compromisso da Atenção Primária à Saúde com a promoção da equidade, da inclusão e do respeito à diversidade.
A atividade contou com a participação do professor doutor Flávio Vaz Calderaro, especialista na defesa dos direitos da população LGBT+, que conduziu um momento de diálogo e esclarecimento sobre temas relacionados à cidadania, aos direitos humanos e ao acesso aos serviços públicos de saúde.
Durante o encontro, foram abordados assuntos como os direitos da população LGBT+, os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a importância do acolhimento humanizado, o direito ao uso do nome social e informações sobre o processo de hormonoterapia. Também foram discutidas questões ligadas à promoção da cidadania, ao combate à discriminação e à garantia do acesso integral à saúde.
A roda de conversa proporcionou um ambiente de escuta, compartilhamento de experiências e construção coletiva de conhecimento, favorecendo a reflexão sobre a importância de práticas mais inclusivas e do fortalecimento do respeito às diferenças.
Além de ampliar o acesso à informação, a iniciativa contribuiu para sensibilizar os participantes sobre a necessidade de combater preconceitos e promover ambientes mais acolhedores, seguros e respeitosos para todas as pessoas.
A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Semusa, com a promoção da diversidade, da inclusão e da equidade no atendimento à população. Por meio de atividades educativas e de conscientização, o município fortalece políticas públicas voltadas à garantia dos direitos humanos, ao respeito à cidadania e à construção de uma sociedade cada vez mais justa e acolhedora.