Novo endereço oferece mais estrutura para os conselhos municipais e fortalece o diálogo entre a gestão pública e a sociedade civil
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), realizará nesta terça-feira (23/6), às 10h, a inauguração da nova sede da Casa dos Conselhos, que passa a funcionar na Avenida 1º de Junho, nº 595, 7º andar.
A Casa dos Conselhos é um equipamento público mantido pela Prefeitura de Divinópolis, responsável por abrigar e apoiar o funcionamento dos Conselhos Municipais. O espaço garante suporte técnico, estrutura adequada e condições necessárias para o fortalecimento do controle social, além de promover o diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade civil.
Atualmente, a Casa dos Conselhos abriga importantes instâncias de participação social, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Conselho Municipal sobre Drogas (Comad), Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGMHIS), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Conselho Municipal de Educação (Comed), entre outros. O espaço também sedia a Federação de Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários Rurais (Fambaccord).
Com a mudança para o novo endereço, a estrutura passa a oferecer um ambiente mais amplo e adequado para atender às demandas dos conselhos e da população. Além disso, haverá a possibilidade de cessão pontual da sala de reuniões, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) devidamente credenciadas por meio de chamamento público que será divulgado nesta semana.
A utilização do espaço ocorrerá mediante disponibilidade de agenda e tem como objetivo fortalecer a participação social, apoiar entidades do município e contribuir para a realização de atividades institucionais.
A diretora de Direitos Humanos e Política sobre Drogas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sandra Guimarães, destacou a importância da nova estrutura para o fortalecimento das atividades desenvolvidas no local. “A nova sede da Casa dos Conselhos é mais arejada e iluminada, proporcionando melhores condições para o funcionamento dos conselhos e fortalecendo este importante espaço de controle social e de interlocução entre a gestão pública e a sociedade civil”, ressaltou.
A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Divinópolis com a valorização dos espaços de participação popular e com o fortalecimento das políticas públicas construídas por meio do diálogo entre o poder público e a comunidade.