Iniciativa integrou crianças ao cultivo do solo e reforçou a importância do combate ao desperdício
Integrando as crianças ao cuidado com a terra e à produção de alimentos, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), promoveu na última terça-feira (9/6), uma ação de plantio de hortaliças com 37 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Apogeu. A atividade ocorreu nas dependências do Banco de Alimentos, localizado na Rua José Balbino Pereira, nº 81, no Bairro Espírito Santo, e reuniu os estudantes no cultivo de uma horta com mudas de alface, couve, cebolinha, salsinha, coentro, almeirão e mostarda.
A iniciativa surgiu a partir das discussões promovidas durante a gincana de arrecadação de alimentos realizada entre os estudantes do primeiro ao quinto ano da instituição. A atividade abordou a importância da alimentação saudável e da solidariedade com famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada turma terá um canteiro próprio, e os alimentos cultivados serão destinados às instituições atendidas pelo programa.
Durante a visita, as crianças participaram de um tour pelas instalações do Banco de Alimentos, conhecendo a equipe responsável e todas as etapas do trabalho desenvolvido no local. Os alunos acompanharam desde a triagem dos produtos e o aproveitamento dos alimentos até a separação e distribuição para as entidades assistenciais.
Os estudantes também aprenderam que alimentos com pequenas imperfeições continuam próprios para o consumo, contribuindo para a redução do desperdício. O aluno Otávio Oliveira, de 6 anos, destacou o aprendizado adquirido durante a visita. “Os alimentos que não servem mais para o supermercado podem ajudar a manter a saúde de outras pessoas”, afirmou.
A aluna Beatriz Ricassi, de 7 anos, também ressaltou a importância do reaproveitamento dos alimentos. “Tudo isso é importante para ajudar as pessoas, e os produtos que não podem mais ser aproveitados vão para os animais”, comentou.
A programação segue ao longo da semana. Nesta quinta-feira (11/6), será a vez dos alunos do segundo e do terceiro anos participarem da visita. Já na segunda-feira (15/6), as turmas do quarto e do quinto anos realizarão o plantio.
A experiência na horta, aliada à gincana solidária, fortalece o aprendizado interdisciplinar dos estudantes, conforme explica a coordenadora pedagógica do Colégio Apogeu, Danielly Ribeiro. “Nosso projeto trabalha o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da Fome Zero. Participar das atividades do Banco de Alimentos complementou perfeitamente essa proposta. Os alunos puderam vivenciar na prática todas as etapas do processo, o que trouxe uma contribuição pedagógica muito significativa”, destacou.
O gerente de Agricultura e Banco de Alimentos, Anuar Teodoro, ressaltou a importância da ação para a formação das crianças e para a conscientização sobre sustentabilidade. “É muito importante receber as crianças aqui no Banco de Alimentos. Elas chegam cheias de curiosidade, querem conhecer tudo e levam esse conhecimento para casa. Além disso, aprendem como funciona uma horta ecológica, sem o uso de agrotóxicos e com utilização racional da água”, afirmou.
A secretária municipal de Agronegócios, Cláudia Santana, destacou o impacto social do programa e o crescimento das doações recebidas pelo Banco de Alimentos. “Atualmente, o Banco de Alimentos atende 37 instituições socioassistenciais do município. Considerando os alimentos arrecadados até maio deste ano, vamos superar o volume obtido no ano passado. Isso representa uma contribuição muito importante para as entidades, que podem direcionar recursos para outras necessidades e ampliar o atendimento às pessoas que mais precisam”, explicou.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Divinópolis com a educação, a segurança alimentar e a sustentabilidade, além de incentivar o envolvimento da comunidade escolar em práticas de solidariedade, reaproveitamento de alimentos e fortalecimento das parcerias em benefício da população.