Cronograma atenderá também aos bairros Porto Velho, São José e Jardinópolis
Pensando no ato de iniciar o ano refletindo sobre escolhas, emoções e qualidade de vida, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu nesta terça-feira (27/1), no salão comunitário do bairro Vila Romana, na Rua Líber, nº 541, às 7h, uma palestra em alusão ao mês do Janeiro Branco, abordando subtemas que envolveram os aspectos emocional e mental dos participantes. A iniciativa ocorreu em parceria com a Unidade Básica de Saúde do Danilo Passos e atendeu aos participantes do grupo de atividades físicas do bairro.
Durante a atividade, conduzida pelos agentes comunitários de saúde Adriano Caetano e Arailton Gomes, foram abordados temas como a importância do equilíbrio emocional, a prevenção da ansiedade e da depressão, o autocuidado, a empatia e a necessidade de quebrar tabus relacionados à saúde mental. A proposta também destacou que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar da saúde física, sendo um compromisso coletivo e contínuo.
A ação aconteceu com o objetivo de integrar as atividades de conscientização do Janeiro Branco, além de proporcionar um espaço de diálogo, escuta e troca de experiências, ressaltando que a busca por ajuda profissional não é sinal de fraqueza, mas de responsabilidade consigo mesmo.
Próximas atividades do mês
Integrando o calendário de ações de conscientização do mês, a UBS São José promoverá nesta quarta-feira (28/1), às 8h, no próprio espaço, uma roda de conversa aberta a todos, ministrada pela psicóloga Luana Rocha, seguida por uma sessão de alongamento com a fisioterapeuta Luana Ribeiro, para iniciar o ano cuidando do bem mais precioso, a vida. O momento será finalizado com um lanche compartilhado entre os participantes.
A UBS Porto Velho também oferecerá, com o apoio dos médicos generalistas William Bueno da UBS Porto Velho II e Gustavo Nunes da UBS Porto Velho I, uma sessão de terapia comunitária, com discussões, reflexões e conversas, nesta quinta-feira (29/1), às 16h, acompanhada de um café comunitário com a população presente. A ação leva em conta as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, englobando o cronograma de diferentes atividades realizadas às quintas-feiras na unidade, que levam arteterapia, musicoterapia, práticas de reiki e auriculoterapia às pessoas da comunidade.
Finalizando a programação da semana, a UBS Jardinópolis realizará na próxima sexta-feira (30/1), às 7h30, um debate aberto que abordará temas como exaustão mental, somatização e melhores cuidados com a saúde, apresentado pelas psicólogas Sandra de Sousa e Juliana Ribeiro. O evento terá como diferencial a aprendizagem da meditação por meio de atividade guiada para os interessados.
A Prefeitura e a Semusa reforçam a relevância da atenção aos cuidados com a saúde mental e emocional, não apenas em janeiro, mas ao longo de todo o ano. Ressaltam ainda o compromisso da gestão em levar mais qualidade de vida à população de Divinópolis.