A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semds), alerta os Microempreendedores Individuais (MEIs) para que fiquem atentos a golpes que vêm sendo aplicados por meio de mensagens falsas.
Nos últimos dias, diversos MEIs relataram o recebimento de mensagens via SMS, WhatsApp e e-mail informando, de forma fraudulenta, sobre um suposto cancelamento ou suspensão do CNPJ por falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), algumas também chegam a mencionar pendências relacionadas à Declaração Anual do MEI e encaminham boletos para pagamento.
A Prefeitura esclarece que essas informações não procedem e se tratam exclusivamente de golpes. Órgãos governamentais não realizam cobranças nem comunicados oficiais por meio de mensagens, links ou boletos enviados por terceiros. O único meio oficial para a emissão da guia DAS é o Portal do Empreendedor (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor) ou o aplicativo oficial “MEI”, da Receita Federal (https://www.gov.br/pt-br/apps/mei)
Dicas para não cair em golpes
• Não efetue o pagamento de boletos recebidos por e-mail ou mensagens de Whatsapp ou SMS sem antes verificar a veracidade da cobrança;
• Não clique em links enviados por remetentes desconhecidos. Mesmo que a mensagem pareça vir de um conhecido, confirme a informação;
• Nunca informe dados pessoais, bancários ou senhas por telefone, e-mail ou links suspeitos;
• Não compartilhe informações nas redes sociais sem checar a procedência;
• Busque sempre informações em canais oficiais do Governo Federal e da Prefeitura.
Em caso de dúvidas, os MEIs podem procurar a Sala Mineira do Empreendedor, que oferece atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no CAC – Avenida Getúlio Vargas, nº 121, Centro, Divinópolis.
Se o empreendedor já tiver realizado algum pagamento indevido, a orientação é procurar imediatamente a Polícia e registrar um boletim de ocorrência.