A noite desta quarta-feira (21/05) foi marcada por muita arte, cultura e entretenimento, no Teatro Usina Gravat. O Projeto Minha Cidade L, iniciativa da Secretaria Municipal de Educao (Semed), promoveu a 5 Noite Cultural em Divinpolis. O evento contou com contao de estria, dana e apresentaes teatrais de diversos artistas do municpio.
O Projeto Minha Cidade L tem o objetivo de possibilitar a alunos e professores o desenvolvimento das habilidades de leituras diversas, em uma constante busca da valorizao do pensar, fazer e avaliar, visando assegurar uma educao de qualidade. A noite cultural uma das culminncias do projeto.
A secretria municipal de Educao, Rosemary Lasmar, acompanhou as apresentaes do evento com satisfao. uma alegria muito grande receber lotao completa aqui no teatro. Estamos na 5 Noite Cultural, uma continuidade do Projeto Minha Cidade L, que h quatro anos est presente nas escolas de Divinpolis. Ns realizamos toda uma cuidadosa preparao para o evento, fizemos o convite aos nossos professores, e agora temos essas apresentaes belssimas. Tenho certeza que todos gostaro, e vamos continuar desenvolvendo este trabalho, de grande importncia para rea da educao, exclama.
Na 5 Noite Cultural, diversos artistas locais se apresentaram, a exemplo do Sudoku: sua me, sua filha, espetculo adaptado da obra de Guimares Rosa, apresentado pelo grupo teatral Demens. A noite teve ainda apresentao de dana de catira, em parceria com o projeto Fazendo Arte, e o momento de contao de estrias com a escritora Terezinha Fonseca. O projeto Minha Cidade L contribui para o incentivo leitura, mas tambm propicia momentos culturais populao que, usualmente, no tinha acesso a este tipo de iniciativa, e que, agora, pode vir mais vezes prestigiar esta atividade cultural de Divinpolis, que o teatro municipal Usina Gravat, explica a coordenadora de formao continuada, Zenaide Maria Melo Muniz.
Os artistas que se apresentaram na Noite Cultural encontraram, no evento, uma oportunidade de divulgar seu trabalho, e agradeceram a iniciativa da Secretaria. Para o nosso grupo foi muito importante participar deste evento que promove um incentivo leitura e cultura para crianas e adultos. Acho muito bacana a Secretaria de Educao incentivar, porque o apoio da prefeitura, com uma extenso maior no acesso, possibilita que mais pessoas tenham um olhar diferente para educao e para cultura, declara a atriz do grupo Demens, Rosa Mstica Alves de Almeida.
O ator Brener Santos Silva tambm estava empolgado com a oportunidade oferecida a seu grupo. Eu fiquei muito contente com o convite da prefeitura, porque sempre importante um incentivo para os grupos locais, e a gente tem muito talento, muita cultura aqui dentro. Ento, eu me senti lisonjeado como todo o grupo, e ficamos muito felizes com o convite, comemora Brener.
O objetivo do projeto Minha Cidade L ultrapassar os muros das unidades escolares e atingir toda a comunidade local. Alm da noite cultural, o projeto realiza uma mostra escolar com os alunos, dentro da temtica trabalhada a cada ano, levando, comunidade, apresentaes artsticas relacionadas ao projeto, por meio de dana, teatro e recitais de poesia.