Com evento voltado à sensibilização dos profissionais de saúde, iniciativa propõe a qualificação da atenção materno-infantil e promove alinhamento entre equipes da rede municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última sexta-feira (14/11) o lançamento oficial da Linha de Cuidado Materno-Infantil, iniciativa que integra a Rede de Atenção à Saúde e tem como objetivo fortalecer, qualificar e monitorar o atendimento materno-infantil no município.
Os municípios da Macrorregião Oeste estiveram presente com o objetivo de se inspirarem a seguir os passos de Divinópolis na busca da excelência do cuidado materno-infantil e também de fortalecerem o processo de trabalho dos comitês de prevenção ao óbito materno infantil já que no período da tarde participaram de uma oficina conduzida pelas profissionais da SRS, com esta temática.
O evento, realizado no auditório da Faculdade Anhanguera, reuniu gestores, profissionais de saúde da rede municipal, convidados de instituições parceiras e representantes de serviços da macrorregião, promovendo um dia de debates, capacitação técnica e apresentação dos processos que estruturaram a construção da linha de cuidado.
A programação da manhã contou com momento cultural junto ao grupo da UFSJ-CCO, sob regência do maestro Davi, apresentação dos principais eixos que compõem a Linha de Cuidado Materno-Infantil, palestra magna com o tema “Importância de uma Linha de Cuidado, desafios do trabalho intersetorial e papel da Rede de Atenção à Saúde na garantia da oportunidade e qualidade do cuidado”, conduzida pela médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Genética Médica e consultora das Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Neonatal no Brasil IFF/Fiocruz, Regina Amélia Lopes Pessoa Aguiar, e mesa de debate moderada por Nayara Dornela Quintino profissional da SRS. À tarde foi marcada pela apresentação do processo de construção da Linha pela responsável pela iniciativa Cynthia Rodrigues e pelas oficinas de qualificação conduzidas pela Diretora de Planejamento Daniela Dias Vasconcelos.
A expectativa é que, a partir do dia 25 de novembro, sejam iniciadas as oficinas de treinamento para todos os profissionais da rede municipal, garantindo qualificação contínua e atendimento integral, intersetorial e equânime às pessoas gestantes, puérperas, crianças e famílias.
Em sua participação, a assessora técnica de Projetos Estratégicos da Diretoria de Planejamento, Cynthia Rodrigues, destacou o caráter histórico e coletivo da construção do documento orientador. “O evento se destacou pela sua robustez técnico-científica e pela celebração do desempenho de alto nível e da entrega de valor resultante de um ciclo de 15 meses de trabalho colaborativo e intersetorial do Grupo de Trabalho responsável", disse. O grupo de trabalho envolveu
profissionais da Diretoria de Planejamento, Diretoria de Administração e Interface Jurídica, Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Diretoria de Atenção Secundária, Complexo de Saúde São João de Deus, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Universidade do Estado de Minas Gerais e Universidade Federal de São João Del-Rei e uperintendência Regional de Saúde, criando um percurso assistencial sólido e pactuado entre todos os serviços da rede.
O lançamento também promoveu integração entre trabalhadores de diferentes áreas da atenção à saúde. A enfermeira da ESF Niterói 1, Isabela Vasconcelos Rabelo, avaliou positivamente a iniciativa ao destacar a relevância do aprendizado, do acolhimento e das oportunidades de integração proporcionadas pelo encontro. “As palestras e oficinas nos permitiram conhecer e se conectar com pessoas-chave capazes de, juntas, transformar o cenário da saúde e do atendimento no SUS de Divinópolis.”
Esse lançamento marca o início de uma nova etapa no fortalecimento da assistência materno-infantil, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral, humanizado e baseado em evidências, garantindo melhora contínua na qualidade da atenção oferecida às famílias divinopolitanas.