Evento realizado na última quarta-feira (29/10), na sede da Semds, integra a programação municipal e destaca a importância dos trabalhadores da reciclagem
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            A Prefeitura de Divinópolis, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Semds) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde), com apoio do Sebrae, realizou na última quarta-feira (29/10), o “Café com Catadores”, na sede da Semds. A ação integra a programação da Semana Lixo Zero e teve como tema “Construindo caminhos de cidadania e valorização”, com apoio do Sebrae.
O encontro contou com a presença do diretor de Articulação Política e Emendas Impositivas, Felipe Soalheiro Israel;  da diretora de Direitos Humanos e Política sobre Drogas da Semds, Sandra Guimarães;  da gerente do Cadastro Único, Programas de Transferência de Renda e Benefícios, Sirléia Moreira Tavares, do vereador Matheus Dias,além de representantes dos catadores de materiais recicláveis do município e estudantes da rede estadual de ensino.
Durante o encontro, o diretor de Articulação Política e Emendas destacou a importância das ações de conscientização promovidas durante a Semana Lixo Zero. “A cidade está feliz com esse olhar voltado para o meio ambiente. Cuidar da nossa cidade passa por todas essas ações”, afirmou Felipe.
O diretor ressaltou ainda que a abertura da semana, realizada no sábado com uma ação de limpeza no Parque do Gafanhoto, contou com ampla participação de voluntários e repercutiu positivamente na cidade. “Nós não temos prazer em ações repressivas, e sim em iniciativas como esta, de conscientização e educação ambiental”, pontuou.
Avanços na coleta seletiva
Gisele Xavier, tesoureira e coletora da Associação dos Catadores, destacou os avanços conquistados pela categoria com o apoio da Prefeitura. Ela conta que as melhorias realizadas pela gestão municipal proporcionaram mais dignidade e melhores condições de trabalho aos profissionais da reciclagem. “Com essa nova parceria com a Prefeitura, as condições de trabalho melhoraram bastante. Hoje temos dignidade para trabalhar: contamos com um espaço e caminhões terceirizados pela Prefeitura, além de um porteiro e um administrador que nos acompanham durante o dia”, relatou.
O evento também reuniu 36 estudantes do projeto Protagonismo Sustentável da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira, coordenado por Caroline Cristina Gonçalves Silva. Os jovens desenvolvem ações sociais e pedagógicas voltadas à reciclagem, à redução do lixo e à coleta seletiva, tanto no ambiente escolar quanto em suas comunidades. A participação no café teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade da reciclagem no município. “Hoje estamos aqui participando do café dos catadores da reciclagem de Divinópolis para apresentar o nosso projeto, que trabalha a importância da reciclagem, da redução do lixo e da coleta seletiva dentro e fora da escola e nas casas dos alunos. Viemos prestigiar e entender como funciona a reciclagem em Divinópolis”, explicou a coordenadora.
A quarta-feira foi marcada por dois momentos de escuta e valorização: o “Bate-papo e café com a varrição”, na Casa de Apoio à Varrição, e o “Café com os catadores”, na sede da Semds, ambos reforçando a importância social e ambiental desses trabalhadores.
Com iniciativas que unem diálogo, sustentabilidade e inclusão social, a atual gestão municipal reafirma seu compromisso em construir uma Divinópolis mais humana, participativa e ambientalmente responsável. A Semana Lixo Zero simboliza esse propósito: transformar consciência em ação e cuidado em resultados concretos para toda a população.