Dia D faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e gera expectativas de atualizar as vacinas de grande parte da população
No próximo sábado (18/10), acontecerá, na Praça do Santuário, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, das 8h às 16h. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Central de Imunização, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no município e atualizar as cadernetas de vacinação, em um dia repleto de atrações para toda a família.
A programação já confirmada para a Praça do Santuário contará com muita animação e atividades voltadas à saúde e ao lazer. O público poderá conferir a presença do Vacimóvel, acompanhado dos carismáticos mascotes Zé Gotinha e Maria Gotinha, que também participarão de um desfile em carro alegórico. Haverá ainda serviços de saúde com a Proz, oferecendo aferição de pressão, testes de glicemia e orientações, além do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que realizará testagens e aconselhamento.
Para quem gosta de movimento, o Projeto “Vamos Dançar com o Alexandre” animará o público com muita música e dança. As crianças também terão vez, com pipoca, algodão-doce, piscina de bolinhas e cama elástica. O evento contará ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros, que realizará um traslado pelas principais ruas da cidade, e do SAMU, auxiliando na vacinação contra a dengue.
Campanha Nacional de Multivacinação
A campanha segue até o dia 31 deste mês, e, na primeira semana, já alcançou mais de 2,2 mil pessoas imunizadas. De acordo com o coordenador da Central de Imunização, Tércio de Faria Leão, a expectativa é de um aumento na procura neste fim de semana, em decorrência do recesso escolar. “O pico da procura pelas vacinas deve ocorrer neste sábado (18/10), quando será o Dia D da campanha, de abrangência nacional”, destacou o coordenador.
Além do Vacimóvel na Praça do Santuário, também haverá mobilização nas Unidades de Saúde dos bairros Afonso Pena, Bom Pastor, Belvedere, Central, Danilo Passos, Ermida, Icaraí, Ipiranga, Nações, Niterói, Nossa Senhora das Graças, Planalto, São José, Sagrada Família e São Roque.
É importante ressaltar que os pais devem apresentar os documentos e as cadernetas vacinais das crianças para garantir a correta atualização e facilitar o trabalho das equipes. Para os adultos, a ausência da caderneta não impedirá a vacinação.
Com essa programação, a gestão reforça a importância de manter toda a população vacinada, promovendo ações que unem prevenção, conscientização e cuidado com a saúde. As atividades buscam aproximar a comunidade dos serviços oferecidos, incentivar a atualização do cartão vacinal e fortalecer o compromisso coletivo com a imunização.