A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), repudia a briga generalizada registrada neste sábado (11/10), no Ginásio Poliesportivo Municipal José Constantino Sobrinho, localizado no bairro Niterói, durante a realização de um campeonato universitário apoiado pela secretaria.
De acordo com comunicado oficial da organização do campeonato, a confusão começou após um torcedor invadir a quadra e agredir um jogador, o que desencadeou o tumulto entre os participantes. Ainda segundo a nota, as equipes envolvidas na ocorrência foram eliminadas da competição como medida disciplinar.
Situações como essa são inaceitáveis, principalmente considerando que a Semej apoia e incentiva a prática esportiva saudável em diversas modalidades, como o Open de Taekwondo, corridas de rua, judô, futsal, handebol e outros eventos que promovem integração, saúde e respeito.
Recentemente, a secretaria lançou a campanha “Torcida Amiga”, com foco em estimular o respeito, a convivência harmoniosa e a prática do "fair play" dentro e fora das arquibancadas. O termo trata de um conceito complexo que abrange e incorpora uma série de valores fundamentais que não são apenas parte integrante do esporte, mas também relevantes na vida cotidiana, tais como ompetição justa, respeito, amizade, espírito de equipe, igualdade, esporte sem doping, respeito por regras escritas e não escritas, como integridade, solidariedade, tolerância, cuidado, excelência e alegria, são os alicerces do jogo limpo que podem ser vivenciados e aprendidos dentro e fora de campo.
O respeito e a educação devem ser valores praticados em todas as idades, garantindo um ambiente harmonioso e seguro. Atos de violência não mudam resultados esportivos e apenas prejudicam equipes, torcedores e a imagem do esporte.
A Prefeitura lamenta profundamente o ocorrido e reforça seu compromisso com o esporte como instrumento de cidadania, inclusão e fortalecimento dos laços comunitários, valorizando o diálogo, a amizade e a paz.