Modernização da iluminação garante mais segurança e qualidade de vida para moradores
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), avança no Projeto de Eficiência Energética em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A iniciativa chegou às comunidades do Choro, Quilombo e Costa, que receberam a substituição das antigas lâmpadas por modernas luminárias de LED, além da implantação de novos pontos de iluminação no Cacoco, Ponte de Ferro e Turma 48.
Somente nas comunidades do Choro e Quilombo, as praças tiveram toda a iluminação convencional substituída por LED. No total, já foram modernizados 24 pontos de iluminação. Ao longo desta semana, a comunidade dos Costa também será contemplada. Já no Cacoco, Ponte de Ferro e Turma 48, foram instalados 35 novos pontos, garantindo mais segurança, visibilidade e bem-estar para os moradores.
O projeto é considerado um marco na modernização da iluminação pública de Divinópolis. Hoje, o município conta com 32.041 pontos de iluminação, dos quais 80% já foram eficientizados, totalizando 25.632 luminárias atualizadas. Essa transformação representa uma economia mensal média de 526.664 kWh, reduzindo custos para os cofres públicos e contribuindo para um ambiente mais sustentável e seguro.
As luminárias de LED, além de consumirem menos energia, têm vida útil muito superior às convencionais. Isso já reduziu em 90% o número de manutenções rotineiras, o que significa economia contínua e mais eficiência na prestação do serviço público.
A Prefeitura lembra que a população pode colaborar com a manutenção da iluminação pública registrando ocorrências pelo site novo.cidadeiluminada.com.br, pelo aplicativo Cidade Iluminada (Android e iOS) ou pelo telefone 0800 0021 742. A participação dos moradores é essencial para que Divinópolis continue iluminando caminhos com responsabilidade, inovação e cuidado com o futuro.