A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a eficiência no fornecimento de medicamentos da Rede Municipal de Saúde continua em alta.
De acordo com a Gerência de Assistência Farmacêutica, dos 274 itens previstos — entre medicamentos e insumos — na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), o município apresenta atualmente 97,8% de itens disponíveis no Estoque Municipal de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), restando apenas 2,2% de faltas. Essas faltas correspondem a seis itens cuja entrega está pendente por parte dos fornecedores. Em maio, o índice de falta era de 3,3%, o que representa uma melhora de 1,1%.
A Semusa publica no site da Prefeitura, a cada 15 dias, a Posição de Estoque e a Lista de Falta de Medicamentos Fornecidos pelo Estado, disponível no link:
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/servicos/1074/estoque-de-medicamentos-das-farmacias-municipais.
Esta relação refere-se ao Componente Especializado, de responsabilidade do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e do Ministério da Saúde. Ao município cabe a distribuição e a dispensação desses medicamentos aos pacientes.
De acordo com a listagem publicada hoje, existem 20 itens em falta, cuja responsabilidade de fornecimento é do Estado e do Ministério da Saúde. Em sua maioria, os itens do Componente Especializado são medicamentos de alto custo, utilizados no tratamento de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico. Os critérios de diagnóstico, tratamento e monitoramento das doenças contempladas estão definidos em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.
A Semusa reforça seu compromisso em manter o estoque em níveis elevados, assegurando à população de Divinópolis o acesso contínuo aos medicamentos e a qualidade no atendimento prestado pela rede municipal.