Festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito reforçam fé e tradição cultural em Divinópolis
As comunidades dos bairros Vale do Sol e Porto Velho celebraram, entre os dias 15 e 18 de agosto, as tradicionais festas do Reinado em honra a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A programação contou com terços, missas, procissões, cortejos, levantamento e descerramento de bandeiras, além da participação de guardas, reis, rainhas e fiéis que mantêm viva a tradição centenária.
No bairro Vale do Sol, a festa teve início com a recitação do terço, seguida da procissão e chegada das guardas no quartel. O ponto alto foi a Missa do Reinado, presidida pelo padre Alison de Oliveira Coelho, que incluiu o levantamento das bandeiras e registrou grande participação popular.
Já no bairro Porto Velho, a Igreja do Rosário permaneceu aberta durante todos os dias de celebração, acolhendo fiéis e guardas. As missas foram presididas pelo Frei Thiago Figueiredo e pelo Frei Leonardo. O tradicional recolhimento das coroas em diversos bairros da cidade marcou a programação, que se encerrou no dia 18 com o descimento das bandeiras e o fechamento oficial da festa.
O secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, destacou a relevância do Reinado para a identidade cultural de Divinópolis. “As festas do Reinado são um patrimônio imaterial de Divinópolis. Elas carregam fé, devoção e resistência cultural, transmitidas de geração em geração. A Prefeitura tem o compromisso de apoiar e valorizar essa manifestação que reafirma nossas raízes e fortalece o sentido de comunidade”, afirmou.
A realização contou com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com as Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos bairros Vale do Sol e Porto Velho.