Cerimônia será realizada no Teatro Municipal Usina Gravatá e reconhecerá figuras centrais na preservação da tradição
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza, nesta quarta-feira (14/8), às 19h, no Teatro Municipal Usina Gravatá, a solenidade de entrega da Medalha Frei Leonardo. Ao todo, 20 mordomos de bandeira (bordão) receberão a honraria, que reconhece e valoriza os reinadeiros, celebrados oficialmente no dia 15 de agosto, conforme legislação municipal.
Em 2025, a homenagem será dedicada a essas figuras centrais na tradição do Reinado, responsáveis por iniciar as festividades, conduzindo, com fé, dedicação e respeito, as bandeiras que anunciam a chegada das celebrações e preservam a espiritualidade que atravessa gerações.
Homenageados desta edição:
Rinaldo Leite; Arlete June Oliveira; Luzia Rosa Coutinho; Maria Aparecida; Doralice Fátima Ferreira; Francisca Antonia Rocha Alves; Sandra Aparecida Ribeiro Meireles; Jéssica Marlene Ferreira; Maria das Dores de Andrade; Maria Dionísia Alves Daldegan; Zilma Borges Naves; Ilba Alves da Silva Dias; Antônio João Pinto; Ana Paula Madeira; João Geraldo de Souza; Simone Aparecida dos Santos; Geraldo José Faustino; Guilherme Monteiro; Comunidade dos Costas; Dulcimar Eterna da Silva.
A data foi instituída em 2017, por projeto de lei da então vereadora e atual vice-prefeita, Janete Aparecida, que criou o Dia Municipal do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, definiu o calendário oficial das festividades e estabeleceu o Dia do Reinadeiro.
A Medalha Frei Leonardo foi criada em 2019 pelo então secretário municipal de Cultura, Gustavo Mendes, para homenagear pessoas que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento, crescimento e enraizamento do Reinado em Divinópolis — verdadeiros guardiões da memória cultural e da continuidade dessa manifestação popular.
A honraria leva o nome de Frei Leonardo, um dos grandes incentivadores do Reinado na cidade. Foi ele quem celebrou, em 1977, a primeira Missa Conga, rito realizado até hoje no terceiro domingo de maio, no Santuário de Santo Antônio, seguido pelo tradicional Café de São Benedito, na Praça Benedito Valadares. Esse momento marca o início do Ciclo do Rosário, período que se estende até o final de outubro e contempla as festas do Reinado em Divinópolis.