Evento estadual reuniu atividades culturais em 109 municípios e movimentou a Biblioteca Pública Ataliba Lago e o Museu Histórico de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), integrou, nesta terça-feira (12/8), a 12ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB), considerada a maior já realizada no estado. O evento contou com a participação de 109 municípios, reunindo 139 atividades e 131 equipamentos culturais em todo Minas Gerais.
A iniciativa ampliou o horário de funcionamento de bibliotecas, museus e casas de cultura, oferecendo uma programação diversificada, que incluiu exposições, saraus literários, oficinas, exibições de filmes, shows e intervenções artísticas.
Em Divinópolis, as atividades atraíram público para dois importantes espaços culturais. Na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, a Oficina de Rimas abordou classificação e exercícios de rimas, produção poética e leitura dos textos criados pelos participantes. Já no Museu Histórico, a exposição “GTO: Arte em Madeira e seu Legado” apresentou obras emblemáticas do escultor Geraldo Teles de Oliveira, além de trabalhos de seu filho, Mário Teles, e de seu neto, Alex Teles, valorizando o legado artístico da cidade.
O secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, destacou a importância da participação de Divinópolis no evento. “A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma oportunidade de aproximar ainda mais a população dos nossos espaços culturais, mostrando a riqueza do nosso patrimônio e incentivando o contato com a arte e a memória da cidade. É um momento de celebração e pertencimento para Divinópolis”, afirmou.