Agendas abertas até julho de 2026 garantem mais organização, agilidade e acolhimento no atendimento aos pacientes
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Policlínica Municipal da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que está em vigor um novo procedimento para o agendamento de retornos médicos nas especialidades oferecidas pela unidade. A medida tem como objetivo garantir mais organização, agilidade e acolhimento no atendimento à população.
As agendas de retorno já estão abertas até julho de 2026, permitindo que os pacientes saiam das consultas com seus retornos previamente agendados, conforme recomendação médica. Caso a especialidade solicitada esteja temporariamente indisponível ou não conste no catálogo de atendimentos da Policlínica, será feito um registro interno. Assim que um novo profissional da especialidade for designado, a equipe entrará em contato diretamente com o paciente, evitando que ele seja reinserido na fila de espera.
A Policlínica reforça ainda que, em caso de cancelamento de agenda por parte do serviço, o paciente será contatado para que um novo agendamento seja realizado o mais breve possível. O prazo padrão para retorno é de até um ano após a consulta, salvo em casos excepcionais — como quando o paciente aguarda a realização de exames ainda não liberados.
Orientações importantes aos usuários:
Sempre agendar o retorno logo após sair da consulta, quando for recomendado pelo profissional.
Chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.
A tolerância para atrasos é de 10 minutos.
Caso não possa comparecer, avisar com antecedência para permitir o encaixe de outro paciente.
Só será possível remarcar uma nova consulta em caso de conflito com outra consulta agendada no mesmo horário e dia, ou em situações especiais, como falecimento de familiar de primeiro grau.
A equipe da Policlínica Municipal segue trabalhando para oferecer um atendimento mais humanizado, organizado e eficiente a toda a população.