A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), recebe o Campeonato Mineiro de Futebol dos Surdos 2025 neste fim de semana, a cidade sedia a etapa final do campeonato, uma iniciativa que celebra a força do esporte como ferramenta de inclusão e visibilidade para a comunidade surda de Minas Gerais. A competição acontece nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Rua Dolores de Aguiar Rabelo, 303, bairro Interlagos, com entrada gratuita e aberta ao público.
Organizado pela Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS), com apoio essencial da Sociedade dos Surdos de Divinópolis (SSDIV), o campeonato reúne cinco equipes em uma disputa no formato pontos corridos, onde todos os times jogam entre si. A edição 2025 teve início em abril, na cidade de Contagem, e agora se encerra em solo divinopolitano — que já foi sede de edições anteriores do Campeonato Mineiro e até do Brasileiro de Surdos.
A programação inclui cinco partidas decisivas ao longo do fim de semana, conforme tabela:
De acordo com os dados preliminares do Censo Demográfico 2022, cerca de 2,3 milhões de brasileiros declararam ter algum grau de deficiência auditiva, o que representa aproximadamente 1,2% da população com 2 anos ou mais. Essa categoria inclui pessoas com dificuldade leve, moderada ou total para ouvir, mesmo utilizando aparelhos auditivos.
Ao todo, são mais de 120 atletas de diversas regiões do estado participando do evento, que promove não apenas o esporte, mas também a valorização cultural, o empoderamento e a representatividade da comunidade surda. Além disso, o campeonato é vitrine para atletas de alto nível: alguns participantes já estão convocados para representar o Brasil nas Surdolimpíadas (Deaflympics), que acontecem em novembro deste ano em Tóquio, Japão — no qual, Divinópolis tem uma atleta da natação convocada.
A Semej tem papel fundamental na realização da etapa final, oferecendo suporte técnico e estrutural, reconhecendo o protagonismo dos surdos na vida esportiva da cidade, e convida toda a população para apoiar a competição.