Iniciativa Semusa fortalece o diálogo com os profissionais de saúde e busca soluções para desafios com a ausência nos atendimentos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), esteve, na última sexta-feira (6/6), com o projeto “Conexão Colaborativa: A Voz do Servidor” na Unidade Básica de Saúde (UBS) Campina Verde.
O projeto tem como objetivo aproximar a gestão da assistência e fortalecer a comunicação, contando com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Sheila Salvino, e equipe da Diretoria de Planejamento, que realiza visitas nos serviços de saúde. Durante a visita à UBS Campina Verde, a equipe relatou sobre a preocupação frente aos usuários que têm consultas e procedimentos agendados e não comparecem, sendo registrado uma elevada taxa de absenteísmo principalmente relacionadas a consultas médicas e exames laboratoriais. Em contrapartida, pontuou sobre o importante vínculo estabelecido entre a equipe e a comunidade, atividades coletivas realizadas, comprometimento com a saúde das pessoas do território.
A equipe do Campina Verde conta com quatro agentes comunitários de saúde, duas técnicas de enfermagem, uma enfermeira, uma médica e uma assistente social, além da dentista e da auxiliar de saúde bucal, que promovem cuidados essenciais para promoção da saúde, prevenção de doenças e coordenação do cuidado no SUS.
A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura em promover uma gestão participativa e próxima dos profissionais da saúde, valorizando o diálogo como ferramenta essencial para a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Por meio do projeto “Conexão Colaborativa: A Voz do Servidor”, a Semusa segue fortalecendo vínculos, ouvindo demandas e construindo, junto com as equipes, caminhos mais eficazes e humanizados para o cuidado em saúde no município.