A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), convida a população para prestigiar o Projeto Trekking do Conhecimento, que também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.
O Projeto Trekking do Conhecimento é gratuito, viabilizado por meio das Leis de Incentivo ao Esporte e patrocinado por empresas comprometidas em melhorar a vida de muitas comunidades. A iniciativa promove inclusão social, saúde, lazer e conscientização ambiental, ensinando estudantes de escolas públicas, idosos e diversas pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente natural da sua cidade. Para isso, utiliza os princípios do esporte Trekking de Regularidade, mobilizando diversos setores para realizar o evento.
O Trekking de Regularidade, ou Enduro a Pé, é uma modalidade de caminhada na natureza, na qual os participantes percorrem trilhas seguindo um roteiro predeterminado, respeitando o tempo exato estipulado. O objetivo é manter uma velocidade constante e chegar aos postos de controle no horário correto, sem pressa ou atrasos, equilibrando resistência e navegação.
O evento é gratuito e ocorrerá amanhã, a partir das 8h, no campus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), localizado na rua Álvares de Azevedo, nº 400, bairro Bela Vista.
O projeto conta com a participação de 240 estudantes da Escola Municipal Professor Odilon Santiago, 60 da Escola Municipal Professor Bahia, 140 da Escola Municipal Padre Guaritá, 110 estudantes do CEFET, 78 integrantes da melhor idade e 359 pessoas da comunidade.
"O incentivo ao esporte é uma das principais formas de promover saúde, inclusão e qualidade de vida. É inspirador ver Divinópolis se mobilizando para eventos como este, que fortalecem a prática esportiva, estimulam a cultura do bem-estar e reforçam a cidadania", destaca o secretário de Esportes e Juventude, Weslley Oliveira.
A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais é um mecanismo que permite que empresas apoiem projetos esportivos e, em troca, obtenham um incentivo fiscal, deduzindo o valor doado do seu ICMS. Essa lei busca fomentar o esporte no estado, melhorar a qualidade de vida e promover a integração social e a inclusão.