Ação teve como objetivo conscientizar os motoristas sobre segurança no trânsito
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), realizou na manhã desta sexta-feira (23) a operação especial “Dia D – Maio Amarelo 2025”. Em apenas 45 minutos, 2.250 veículos foram abordados em cinco cruzamentos estratégicos do Centro da cidade, com ações educativas voltadas à segurança no trânsito.
As abordagens ocorreram nos seguintes pontos: avenida 1º de Junho com rua Goiás, rua Pernambuco com avenida 21 de Abril, rua Rio de Janeiro com avenida Antônio Olímpio de Morais, rua Goiás com avenida Paraná e avenida JK.
Oito agentes e servidores da SETTRANS, acompanhados de 5 viaturas participaram da ação. Além disso, na avenida JK compareceram 3 bombeiros militares e 3 colaboradores da Via Nascentes das Gerais. Em cada local, equipes identificadas com coletes amarelos “STAFF SETTRANS” atuaram com apoio de viaturas. A ação teve caráter educativo e os condutores receberam orientações sobre os principais fatores de risco no trânsito: excesso de velocidade, uso correto de cinto de segurança e capacete, e respeito às faixas de pedestres.
Após a operação nos cruzamentos, as equipes se deslocaram até a Praça do Santuário para concluir a ação com a entrega do “lixo-car” – sacolinhas de balas fixadas nos para-brisas de veículos estacionados, acompanhadas de mensagens de conscientização. “Ultrapassamos a marca de dois mil veículos abordados em menos de uma hora, demonstrando o comprometimento dos nossos servidores e voluntários. A adesão espontânea da população mostra que Divinópolis abraça a causa da segurança viária”, destacou Lucas Lopes Estevam, secretário da Settrans.
Durante a abordagem, um dos agentes da Settrans verificou que a placa de uma moto estava licenciada em 2022, e solicitou a documentação do veículo. O motorista, que não possuía CNH, teve seu veículo removido e enviado para o pátio credenciado da CET/MG
A campanha integra o movimento nacional Maio Amarelo, e o tema deste ano reforça a importância de reduzir a velocidade e valorizar a vida: “No trânsito, a pressa pode custar vidas. Desacelere – seu bem maior é a vida”.