Estudantes da Escola Estadual Martin Cyprien vivenciam na prática o desenvolvimento de modelos de negócios, estimulando criatividade e inovação.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu a quarta aula do Programa InoVEM – Inovação, Empreendedorismo e Mentalidade, na última terça-feira (20/05) na Escola Estadual Martin Cyprien (Polivalente) e proporcionou aos alunos do ensino médio uma imersão no universo do empreendedorismo. O encontro teve como foco o uso do método Canvas, uma das ferramentas mais utilizadas no mundo dos negócios para modelagem de projetos e empresas.
Com o tema “Aprendendo a utilizar o método Canvas para estruturar o seu modelo de negócios”, a atividade teve como objetivo estimular os estudantes a desenvolverem suas próprias ideias, refletindo sobre como transformá-las em projetos viáveis, inovadores e sustentáveis. Durante a aula, os participantes foram apresentados aos nove blocos fundamentais do Canvas: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias estratégicas e estrutura de custos.
De forma dinâmica e prática, os jovens foram convidados a trabalhar em grupos, utilizando a ferramenta para organizar e visualizar cada etapa necessária para tirar suas ideias do papel. O engajamento dos alunos foi evidente durante toda a atividade, que proporcionou momentos de reflexão, criatividade e colaboração, além de desenvolver habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e visão estratégica, fundamentais tanto para a vida profissional quanto pessoal.
As ideias que surgem nas atividades são diversas e demonstram o grande potencial dos estudantes, com propostas que vão desde aplicativos voltados ao bem-estar e à saúde mental, até soluções sustentáveis para problemas do ambiente escolar e da comunidade. A participação ativa dos alunos evidencia o impacto positivo que a educação empreendedora proporciona, preparando-os para transformar desafios em oportunidades.
A quinta aula do programa está marcada para o dia 27/05, quando os alunos irão se aprofundar em conceitos como validação de ideias e planejamento estratégico. Ao final do InoVEM, os estudantes apresentarão seus projetos em uma banca avaliadora, com possibilidade de premiação, mentorias e até encaminhamento para incubadoras de negócios, fortalecendo ainda mais o compromisso com a formação empreendedora dos jovens da rede pública.
O que é o InoVEM?
O InoVEM é um programa educacional voltado para estudantes da rede pública, que busca fomentar uma cultura de inovação, fortalecer a mentalidade empreendedora e capacitar os jovens para os desafios da nova economia, cada vez mais dinâmica e digital. Ao longo das quatro aulas já realizadas, os alunos passaram por temas como criatividade, inovação, definição de problemas e soluções, além da prática com o método Canvas, que contribui para a organização e o desenvolvimento de seus projetos.
O Programa InoVEM reafirma seu papel como uma iniciativa de transformação social, que contribui diretamente para a construção de um futuro mais inovador, criativo e cheio de possibilidades para os jovens de Divinópolis.