Evento reuniu poder público, sociedade civil e idosos para discutir avanços nas políticas de proteção e qualidade de vida.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sociais (Semds) e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), realizou na manhã da última Quinta-feira (22/05), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento tem como missão reunir a sociedade em um grande movimento de escuta, reflexão e formulação de propostas para garantir um futuro mais justo, inclusivo e respeitoso para a população idosa, reunindo representantes do poder público, sociedade civil, entidades assistenciais e, principalmente, pessoas idosas do município.
Antes da Conferência principal, foram realizadas duas pré-conferências. Nessas etapas preparatórias, foram debatidos temas cruciais como o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; o fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral; e a promoção da participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices. Esses encontros representaram um espaço democrático de escuta e reflexão, reafirmando o compromisso do município com o envelhecimento digno e a valorização da pluralidade e dos direitos na terceira idade.
Participaram da conferência a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Márcia Gonçalves Campos; representando a vice-prefeita, a chefe de gabinete Andreia Azevedo; a diretora de Proteção Social, Benefícios e Políticas Setoriais, Michele Lopes ; a representante do Legislativo Municipal e membro da Comissão dos Direitos dos Idosos na Câmara, a vereadora Kell Silva e a neuropsicopedagoga e conselheira do CMPI, Kell Carla Ribeiro.
O evento também contou com a presença do Professor Wagner, da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, que executou ao saxofone o Hino Nacional para os presentes. A coordenadora da Escola Municipal de Música, Maria Tereza Mimoso, marcou presença apresentando alguns números musicais juntamente com o Professor Wagner.
A Conferência teve entre seus principais objetivos fortalecer a relação entre o governo e a sociedade, para maior efetividade na formulação, execução, e controle da política pública voltada para os idosos, na perspectiva da garantia de direitos.