A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semj), participou na manhã desta segunda-feira (19/5) da caminhada “Todos Contra a Pedofilia”. A ação, com um forte apelo à conscientização e à mobilização social, busca dar visibilidade à causa e voz às vítimas. O evento reuniu centenas de pessoas em um ato simbólico e emocionante pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, reforçando a importância da prevenção e do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.
A Caminhada faz parte do calendário oficial, conforme Lei Municipal nº 9.362/2024, que instituiu o “Dia de Conscientização Contra a Pedofilia”, oficializando a data e a participação dos alunos das escolas da cidade dentro do calendário letivo. A concentração ocorreu às 9h, na Praça da Catedral, onde a comunidade — incluindo escolas, famílias, instituições, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública e representantes da sociedade civil — se reuniu para dar início ao trajeto. A caminhada percorreu a Avenida 1º de Junho, subiu pela Rua Rio de Janeiro e teve seu encerramento na Praça do Santuário, onde os participantes se uniram em um gesto coletivo de solidariedade e resistência contra todas as formas de violência sexual.
Durante o evento, o prefeito Gleidson Azevedo destacou a importância de ações contínuas voltadas à proteção infantil e parabenizou os envolvidos pela mobilização. “Sabemos que, infelizmente, a pedofilia é uma realidade no Brasil e que precisamos estar vigilantes. O movimento ‘Todos Contra a Pedofilia’ é essencial para manter esse tema em evidência e proteger o bem mais precioso que temos: nossas crianças. Parabenizo o promotor Casé, idealizador da iniciativa, e reforço o compromisso do nosso governo em garantir políticas públicas que assegurem os direitos da infância”, disse.
O promotor de Justiça Carlos José e Silva Fortes (Casé), idealizador da ação, também destacou a importância da participação social no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Mais do que denunciar, é preciso ter coragem para romper o silêncio. Coragem para proteger, para acolher, para transformar realidades. A sociedade precisa entender que essa é uma responsabilidade coletiva. E cada passo dado nesta caminhada representa um passo na direção da justiça, da proteção e da dignidade da infância”, afirmou Casé.
A caminhada, que chega à sua 19ª edição, tem ganhado cada vez mais atenção da população, abrindo o diálogo e o engajamento social em torno de uma causa urgente. Mais do que um ato simbólico, representa o compromisso de Divinópolis em construir uma cidade onde crianças e adolescentes possam crescer com dignidade, segurança e respeito.
A Prefeitura de Divinópolis, em parceria com instituições públicas e privadas, segue desenvolvendo ações educativas, campanhas e políticas de proteção integral, reforçando que o combate à pedofilia é responsabilidade de todos. Conscientizar é o primeiro passo para transformar.