A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (CongaDiv), promoveu no último domingo (18/5) a 48ª edição da Missa Conga. Ao todo, 15 guardas participaram do evento religioso, celebrado pelo Frei Leonardo no Santuário de Santo Antônio.
Desde 1977, a Missa Conga tem sido conduzida por Frei Leonardo. A celebração relembra a assinatura da Lei Imperial nº 3.353, conhecida como Lei Áurea, promulgada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888, que pôs fim à escravidão no Brasil.
Durante a cerimônia, a leitura da Lei Imperial foi dramatizada com a presença da princesa, das guardas e de escravos acorrentados. Em seguida, as correntes foram retiradas, e o Canto da Libertação foi entoado pelo Terno de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, sob a liderança do Capitão Adão.
Após a Missa Conga, realizou-se uma procissão que percorreu a Rua São Paulo, a Avenida Antônio Olímpio e a Rua Rio de Janeiro, com destino à Praça do Santuário. Às 16h, foi servido o tradicional Café de São Benedito para as guardas, na mesma praça.
Participaram do evento as seguintes guardas: Catupé do São José, Moçambique São Benedito, Congo de Ermida, Congo Virgem das Mercês, Terno de Vilão, Nova Estrela de Nossa Senhora do Rosário, Congo de São Benedito, Guarda Verde Amarela, Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, Congo do José do Beijo, Congo Nossa Senhora do Rosário, Guarda Mor, Guarda de Marinheiro, Moçambique de Igaratinga e o quadro de Escravos.
O secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, ressaltou a relevância de preservar a tradição da Missa Conga. “A Prefeitura de Divinópolis ofereceu todo o suporte necessário para a realização desta celebração religiosa tradicional da cidade. Além de seu caráter religioso, é uma manifestação que une elementos do catolicismo com a cultura do Congado, expressão cultural e espiritual dos descendentes africanos, que Divinópolis mantém viva há 48 anos”, afirmou.