A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em conjunto com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (CongaDiv), promove a 48ª Missa Conga. O evento religioso tradicional no município está agendado para sábado (18/05), às 14h, no Santuário de Santo Antônio.
A Missa Conga é tradição desde 1977 e celebrada por Frei Leonardo. A celebração religiosa comemora a assinatura pela princesa Isabel da Lei Imperial nº 3.353, conhecida como Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil.
A leitura da Lei Imperial é realizada pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, estas são removidas, e o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.
O evento religioso será celebrado por Frei Leonardo e Frei José Agnaldo. Após a Missa Conga, às 15h30, será realizada uma procissão saindo pela Rua São Paulo passando pela Avenida Antônio Olímpio, Rua Rio de Janeiro com destino a Praça do Santuário. O Café de São Benedito será servido para as guardas, às 16h, na Praça do Santuário.
“A Secretaria Municipal de Cultura organiza o evento em conjunto com a Congadiv. A Missa Conga é uma tradição porque abre oficialmente as festividades do reinado em Divinópolis. Convidados a população para participar do evento importante com rica manifestação da cultura popular brasileira. Preservar e difundir essa tradição é fundamental para fortalecer a identidade cultural”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Mardey Russo.