A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na última terça-feira, 29/4, a entrega de tablets para os cadastradores sociais e agentes sociais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Setor Central do Cadastro Único. A ação tem como objetivo qualificar, equipar e fortalecer o trabalho social nos territórios, ampliando o acesso da população aos direitos e serviços de proteção social.
O investimento nos equipamentos foi viabilizado graças ao bom desempenho do município na gestão do Cadastro Único, que garantiu o aumento no Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e, com isso, a ampliação dos recursos para a assistência social. Esse reconhecimento nacional é reflexo direto do trabalho comprometido das equipes e do esforço contínuo para manter o sistema atualizado e acessível às famílias mais vulneráveis.
Sirleia Tavares, gerente do Cadastro Único, Programas de Transferência de Renda e Benefícios, destacou a importância dos equipamentos como instrumentos de valorização profissional e de melhoria na qualidade do serviço. “Esses tablets não são apenas ferramentas tecnológicas, são instrumentos de dignidade. Eles qualificam o atendimento e facilitam o trabalho das equipes que estão diretamente com a população, garantindo o acesso a direitos e a inclusão social com mais agilidade e respeito”, afirmou.
Para Michele Lopes, diretora de Proteção Social e Benefícios, a entrega dos equipamentos representa um avanço concreto na política de assistência social em Divinópolis. “Estamos fortalecendo toda a rede socioassistencial com investimentos que melhoram o dia a dia das equipes e reconhecem o trabalho essencial que realizam. Esse é um reflexo do financiamento adequado da gestão, que tem possibilitado melhorias nos CRAS, no CREAS e no setor do Cadastro Único, com aquisição de instrumentos, equipamentos e valorização dos profissionais”, ressaltou.
A diretora administrativa e de interface com políticas socioassistenciais, Luciana Araújo, também reforçou o compromisso da gestão com a integração das ações e a efetividade das políticas públicas. “Essa entrega é parte de uma estratégia maior de modernização e articulação entre as diversas políticas públicas. Quando equipamos e fortalecemos a rede, garantimos um atendimento mais eficiente, ampliamos o alcance das ações sociais e promovemos cidadania”, concluiu.
O Cadastro Único é a principal ferramenta para identificação das famílias em situação de vulnerabilidade social e o principal acesso a benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Um sistema bem gerido e com equipes capacitadas é fundamental para assegurar que os direitos cheguem a quem mais precisa.
Com essa ação, Divinópolis reafirma seu compromisso com uma assistência social fortalecida, humana e comprometida com a garantia de direitos e a transformação da realidade de suas comunidades.