A Prefeitura de Divinópolis, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac) e de Esportes e Juventude (Semej), informa que, no próximo dia 18 de maio (domingo), será realizada a Cicloexpedição Pedalando pela Bacia do Rio Pará, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará e movimentos ligados às águas e mobilidade urbana.
O percurso, de aproximadamente 23 km, partirá do Teatro Gravatá rumo à Cachoeira do Caixão, seguindo em grande parte o trajeto dos rios Pará e Itapecerica. A concentração será às 7h30, no Teatro Gravatá (Rua Vereador Doutor Waldemar Rausch, 213 – Santa Clara), com saída às 8h.
Além do pedal, o Teatro Gravatá será palco de um evento especial com coletiva de imprensa, piquenique, distribuição de materiais educativos, apresentações culturais, exposição educativa e exibição de vídeos. O objetivo é ampliar a conscientização sobre a preservação das águas e debater os impactos ambientais e os desafios da emergência climática.
Durante o trajeto, que contará com apoio de batedores e guias ciclistas, recomenda-se o uso de protetor solar, roupas leves, equipamentos de proteção e hidratação constante – haverá distribuição de água no local.
A iniciativa conta com o apoio da Agência Peixe Vivo, Unimed Divinópolis, Associação Divinopolitana de Ciclismo, Grupo Cascalheiros, Lions de Bike e a Prefeitura de Divinópolis. Quem não puder participar do pedal poderá acompanhar as atividades no Teatro Gravatá a partir das 8h.
Semana Rio Pará 2025
Integrando a programação da Semana Rio Pará 2025, a Cicloexpedição reforça o movimento de mobilização em defesa da bacia hidrográfica. Neste ano, o tema será “Água para produzir, Cobrança para preservar”, com rodas de conversa previstas entre 12 e 18 de maio em municípios como Itaúna, Papagaios, Bom Despacho, Martinho Campos e Pompéu, discutindo o uso sustentável da água e a importância da cobrança pelo recurso.