A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semds), realizou, na tarde do dia 25 de abril, um encontro com idosos no CRAS Sudeste. O tema do encontro foi "A dança como instrumento positivo para socialização e convivência dos idosos", abordando como a atividade pode melhorar a interação entre os participantes e proporcionar benefícios à saúde física e emocional. O evento reuniu 26 pessoas e foi conduzido por Cinthia Fontes, técnica de referência do CRAS Sudeste.
Durante a roda de conversa, os idosos aprenderam como a dança pode ser uma forma divertida e saudável de socializar, além de reforçar a importância das atividades físicas para o envelhecimento saudável. Cinthia Fontes enfatizou o papel da dança no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de ser uma ferramenta eficaz para prevenir o isolamento social, um problema que atinge muitas pessoas da terceira idade.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Durante a pandemia de COVID-19, muitos idosos ficaram ainda mais isolados devido à falta de acesso à tecnologia e à informação. Sentimentos de solidão, ansiedade e tristeza foram frequentes entre os idosos neste período, especialmente entre as mulheres. O encontro faz parte de uma série de atividades mensais promovidas pelo CRAS Sudeste e pretende reverter esse quadro de melancolia profunda.
O grupo de idosos se reúne sempre na última sexta-feira do mês com o objetivo de estimular a convivência, a valorização pessoal e a promoção da autonomia dos participantes, e é aberto a todos os usuários da região Sudeste de Divinópolis. Para participar, basta entrar em contato com o Cras Sudoeste, localizado na rua José Afonso Michelini, 151, bairro Nossa Sra. das Graças. O telefne de contato é o
(37) 3229-9767.
Essas ações são essenciais para garantir que os idosos se sintam incluídos e ativos na comunidade, fortalecendo suas relações sociais e familiares. A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça seu compromisso com a inclusão e a qualidade de vida da terceira idade, promovendo ações que incentivam a participação ativa dos idosos em atividades que visam o seu bem-estar físico, emocional e social.