Iniciativa promove reflexões sobre emoções e fortalece estratégias para lidar com os desafios do dia a dia com leveza e positividade
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu na última semana uma ação com foco na saúde mental junto à comunidade do bairro Vila Romana. A atividade foi conduzida pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Danilo Passos, com o tema "Teoria do Bem-Estar". O objetivo foi a ressignificação de pensamentos negativos e a adoção de atitudes mais saudáveis e positivas no cotidiano.
A atividade reuniu 22 participantes em uma dinâmica conduzida pela psicóloga Flávia e pelos agentes comunitários de saúde Adriano, Arailton e Lucas. Os participantes, organizados em grupos, trabalharam frases negativas e positivas, refletindo sobre emoções e aprendizados. A psicóloga conduziu a atividade de forma acolhedora, abrindo espaço para trocas de percepções e experiências. O momento promoveu interação, consciência emocional e incentivo à ressignificação de pensamentos.
A supervisora da equipe da unidade Danilo Passos, Renata Marques, destacou que um dos relatos que mais chamou atenção foi o reconhecimento, por parte dos participantes, de que muitas das frases negativas apresentadas eram frequentes em seu dia a dia. Ela também reforçou que a qualidade emocional está diretamente relacionada à forma como as pessoas absorvem e enfrentam os desafios cotidianos, e que ações como essa são fundamentais para fortalecer a saúde mental nas comunidades. "Foi um momento muito importante para todos os participantes. Cuidar da saúde mental é extremamente importante, não só para o autoconhecimento, como para saúde física", disse.
Essas ações são abertas ao público e, em caso de dúvidas ou interesse em participar, a comunidade pode procurar a Unidade de Saúde Danilo Passos e entrar em contato com os agentes comunitários de saúde Adriano Caetano e Arailton Gomes.