Campanha de vacinação contra a gripe já foi iniciada e prepara milhares de doses para a população
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da Macrorregional Oeste (local), realizou nesta terça-feira (1/4) e quarta-feira (2/4), no auditório da UFSJ, a capacitação intermunicipal de saúde abordando o tema Eventos Adversos Supostamente Atribuíveis a Vacinação ou Imunobiológicos.
A capacitação contou com a presença de 149 participantes representantes de 49 municípios da Macrorregião Oeste. As atividades foram direcionadas aos profissionais de saúde responsáveis por notificar e investigar os casos de eventos adversos.
Eventos Adversos são supostamente causados por reações de vacinas, como reações anafiláticas, reações locais como edema, dor, endurecimento do sítio da aplicação, reações alérgicas e outras reações sistêmicas.
O objetivo é melhorar a qualidade das informações por meio da qualificação dos profissionais e, desta forma, garantir a segurança do processo de vacinação.
A supervisora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, Marlene Alves, pontuou sobre a importância e os frutos da capacitação: “O evento foi de grande importância para a melhoria do processo de avaliação dos ESAVIs. A adesão dos municípios foi excelente e sem dúvida vai trazer bons resultados, fortalecendo o sistema de vacinação de forma segura, combatendo as falsas suspeitas sobre os efeitos das nossas vacinas e garantindo a veracidade das informações. Tudo isso com o intuito de garantir a credibilidade da vacinação, sendo que o nosso Plano Nacional de Imunização (PNI) é considerado o melhor mundialmente”, afirmou.
É a Prefeitura promovendo o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.