A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), através da Diretoria de Direitos Humanos e Política sobre Drogas (DDHPD), realizou ontem (20/3) a 1ª Conferência Municipal de Direitos da População LGBTQIAPN+.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), das 12h às 17h30, e reuniu mais de 80 participantes. O tema central foi "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+", abordando questões fundamentais para a promoção da inclusão e igualdade, como:
* Enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+
* Trabalho digno e geração de renda
* Interseccionalidade e internacionalização
* Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Durante a conferência, foram eleitos 12 delegados para a etapa estadual, sendo 6 representantes da sociedade civil e 6 do governo, além de 12 delegados suplentes. No total, 16 propostas foram aprovadas para serem defendidas nas próximas etapas, todas com foco na garantia e efetivação dos direitos humanos.
Ao final do evento, os participantes pactuaram uma mobilização permanente até a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, reforçando o compromisso com políticas públicas voltadas para essa população.