A Prefeitura Municipal de Divinópolis vem a público informar à população sobre a situação atual da UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, que se encontra em quadro de superlotação. Esta condição resulta do número reduzido de transferências hospitalares autorizadas e reguladas pela Central Estadual de Regulação (SUS Fácil) na nesta semana.
Atualmente, 52 pessoas aguardam internação na UPA, enquanto 9 estão sob observação em unidades de decisão clínica para determinar a possível necessidade de internação. Além disso, 25 pacientes com demandas ortopédicas aguardam transferência para internação fora da UPA.
O cenário crítico enfrentado na UPA já foi devidamente reportado à Central de Regulação do Estado de Minas Gerais e notificado ao Ministério Público.
A Prefeitura ressalta que tem investido continuamente em melhorias na assistência prestada pela UPA, incluindo a introdução de procedimentos não cobertos pelas portarias regulamentadoras das unidades de pronto atendimento, visando oferecer uma assistência mais efetiva à população de Divinópolis. Em parceria com o CIS-URG, consórcio gestor da unidade, temos ampliado o acesso aos leitos, principalmente para casos ortopédicos, mesmo que isso ultrapasse o papel tradicional da UPA.
Apesar desses esforços, a limitada disponibilidade de vagas na última semana tem contribuído para a superlotação da unidade. A Prefeitura de Divinópolis está se mobilizando para encontrar alternativas de assistência dentro de suas capacidades e recursos financeiros disponíveis.
Reforçamos, entretanto, a urgente necessidade de que o Estado de Minas Gerais acelere o processo de ampliação da rede hospitalar na macrorregião de Saúde Oeste, para que possamos garantir um atendimento mais eficaz e digno à nossa população.